Estão abertas inscrições até 25 de julho, para jovens de 17 a 19 anos – os alunos receberão bolsa auxílio, acesso à internet e equipamentos para estudos
A WestRock – líder global em soluções únicas e sustentáveis em papel e embalagens de papelão ondulado – abriu inscrições para um programa de capacitação profissional, em Pacajus (CE), com edição exclusiva para pessoas pretas ou pardas.
A iniciativa, nasce da parceria entre a empresa e o Formare, projeto social educacional desenvolvido pela Fundação Iochpe, com o objetivo de proporcionar a jovens, em situação de vulnerabilidade social, a oportunidade de desenvolver competências e adquirir conhecimentos sobre a indústria em um curso profissionalizante gratuito. Com essa oportunidade, os jovens passam a vislumbrar a real possibilidade do primeiro emprego, seja na WestRock ou em outras empresas da região. Além da diversidade racial, a empresa também está buscando, diretivamente, pessoas com deficiência, mulheres e LGBTQIA+.
“Acreditamos que, sermos uma empresa diversa é uma das formas de fortalecer o nosso propósito de entregar soluções únicas e sustentáveis, que impulsionam os negócios dos nossos clientes. O olhar diverso nos faz pensar diferente e assim agir. Por isso, para nós, trazer cada vez mais diversidade para a nossa organização é um compromisso inegociável. Pacajus é a cidade onde está uma de nossas Fábricas de Papelão Ondulado, um munícipio onde 70% das pessoas são pretas ou pardas (Censo 2010), portanto, nada mais justo do que o Programa ser preenchido 100% por essas pessoas. Fora isso, decidimos por priorizar mulheres, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência, já que essas diversidades, comprovadamente, possuem menos oportunidades de formação e, por consequência, no mercado de trabalho”, comenta Heloisa Lopes, diretora de Saúde, Segurança e Recursos Humanos da WestRock Brasil.
As inscrições já começaram e vão até o dia 25 deste mês. São 20 (vinte) vagas e para participar é preciso ter entre 17 e 19 anos, estar matriculado ou ter concluído o ensino médio na rede pública de ensino e ter renda per capita de até meio salário-mínimo. As inscrições podem ser feitas pelo site da Formare.
O Programa que terá início em setembro de 2021, é inédito em Pacajus e o único a ser realizado, neste momento, no estado do Ceará. Por conta da pandemia, o curso que preparará pessoas para se tornarem Operadora ou Operador de Produção Industrial, será totalmente on line e as aulas serão ministradas por funcionários da WestRock, das mais diversas áreas de atuação. Esses profissionais serão preparados pelo time pedagógico da Fundação Iochpe para serem educadores voluntários. Outro ponto muito importante é que, para que possam se dedicar ao curso, a WestRock oferecerá aos alunos uma bolsa auxílio mensal no valor de meio salário mínimo, auxílio alimentação mensal de R$180,00, acesso à internet, notebook, uniforme e todo o material de estudo. Com isso, a empresa acredita que os jovens poderão ter mais tranquilidade para colocar toda a sua atenção e foco no aprendizado.
O gerente geral da Unidade de Negócios Nordeste da WestRock, Wilson Soares, afirma que o programa é uma importante e transformadora iniciativa em responsabilidade social corporativa. “Queremos preparar jovens para terem a oportunidade de atuar na nossa empresa. É assim que cresceremos de forma sustentável, cuidando da nossa gente e da prosperidade dos nossos negócios – uma coisa está conectada a outra. Saber que esses jovens serão preparados por meio do conhecimento e empenho dos nossos funcionários, também nos enche de orgulho”.
Para receber esses alunos, os 75 educadores voluntários da WestRock vão preparar conteúdo para aulas de informática aplicada, matemática, organização empresarial e ainda direcionados à indústria e a produção da empresa, como: criatividade e inovação, logística de produção e controle de estoque, desenho técnico, entre outros. Também serão oferecidos conteúdos relevantes para a formação cultural e de vida desses jovens, como comunicação oral e escrita, segurança, saúde, meio ambiente, diversidade e inclusão, projeto de vida e trabalho.
Vivenciar os valores de Integridade, Respeito, Responsabilidade e Excelência para vencer com a sua comunidade
Importante unidade de produção de embalagens WestRock, a fábrica de Pacajus foi inaugurada em 1995. Hoje, com mais de 260 funcionários, atente segmentos do mercado de papelão ondulado como alimentos, frutas, perfumaria e beleza, frigoríficos e calçados, participando do processo logístico de escoamento da produção tanto do Ceará como de outros estados do Nordeste e do Norte.
Apesar da ascensão industrial na região, o estado apresenta índices desfavoráveis para o desenvolvimento social. Pesquisa intitulada “Juventude, Educação e Projeto de Vida” realizada no estado mostraram que a cada 10 jovens nessa faixa etária, 4 não estudam ou trabalham.
“É preciso ter ações afirmativas,agir diligentemente para proporcionar iniciativas que diminuam a desigualdade social – esse é um dos papéis WestRock para com suas pessoas. Acreditamos que é pela educação que mudaremos essa dura realidade e assim, faremos. Oferecer a chance de jovens poderem sonhar com um futuro melhor, nos move e é por isso que temos uma meta voluntária de capacitar 10 mil alunos em cursos profissionalizantes até 2030, junto as comunidades onde estão nossas operações. Ganham todos: a comunidade, a sociedade e a nossa organização”, pontua Cynthia Wolgien, diretora de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da WestRock Brasil.
Sobre a WestRock
A WestRock é parceira de seus clientes para fornecer soluções únicas e sustentáveis em papel e embalagens que impulsionem seus negócios. São 50.000 funcionários que apoiam os clientes ao redor do mundo em mais de 320 operações e escritórios na América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia. Saiba mais em WestRock.
Sobre a Formare
Mantido pela Fundação Iochpe, em parceria com empresas de médio e grande portes, oferece cursos de formação inicial para o mercado de trabalho a jovens de famílias de baixa renda, residentes no entorno das empresas. Em mais de 30 anos, por meio do trabalho de educadores voluntários, o programa já formou 23 mil jovens, dos quais 80% inseridos no mercado de trabalho. Os cursos são certificados pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná).