(Foto: Unsplash)

Veja quais os profissionais freelancers mais procurados em 2023

Profissionais de diversas áreas vêm optando cada vez mais por modelos de trabalhos mais independentes, como é o caso dos chamados freelancers, seja para conseguir uma renda extra, trabalhar de forma independente ou até mesmo expandir seu portfólio de clientes.

Nesse cenário, o site Freelancer.com realizou uma pesquisa de mercado mostrando quais são as vagas para autônomos que mais cresceram no segundo trimestre de 2023.

O estudo considera o contexto de avanço das tecnologias de inteligência artificial (IA), como o ChatGPT, que vem gerando preocupações de muitos trabalhadores pela possibilidade de extinção de seus empregos.

No entanto, segundo a pesquisa, que usou como base mais de 280 mil postagens de vagas de trabalho entre abril e julho deste ano em relação ao trimestre anterior, cargos que eram considerados em posição de “risco” pela chegada da tecnologia, na verdade, estão avançando na demanda por profissionais da área.

Dessa forma, o relatório aponta que o trabalho de freelancer mais promissor de 2023 é o da escrita criativa e design de interface do usuário. Confira a seguir a lista completa:

  • Escrita criativa — aumento de 58% (de 1,868 para 2,961 empregos)
  • Design de interface do usuário — até 52% (de 2,017 para 3,075 empregos)
  • Marketing para Twitter — aumento de 41% (de 1,650 para 2,334 empregos)
  • Fotografia — aumento de 40% (de 2,101 para 2,945 empregos)
  • Redator — aumento de 38% (de 3,175 para 4,401 empregos),

Além da escrita criativa, a busca por empregados com habilidades de escrita no geral cresceu ao longo do último trimestre, com é o caso do transcritor, que registrou aumento de 31,2% (de 4,867 para 6,389 empregos) e o ghostwriting, que cresceu 22,8% (de 5,212 para 6,404 trabalhos).

Segundo depoimento do diretor-executivo do Freelancer.com, Matt Barrie, a inteligência artificial ainda não pode substituir a criatividade.

“Enquanto trabalhadores e empresas se beneficiam de ganhos de produtividade oferecido pela IA generativa, os dados sugerem que a tecnologia em sua forma atual não é capaz de substituir trabalho criativo”, afirmou o executivo no documento.

“Vimos uma tendência semelhante ocorrer no primeiro trimestre do ano, quando os trabalhos de design criativo estavam florescendo, apesar do interesse pela IA generativa triplicar”, completa.

O site também levantou as áreas que mais aumentaram a demanda por freelancers no período, senda elas:

  • Search Engine Marketing (SEO) – aumento de 26% (de 1,840 para 2,328 empregos)
  • Vendas – aumento de 23% (de 2,614 para 3,233 empregos)
  • Marketing – aumento de 19% (de 8,269 para 9,867 empregos)
  • Social Media Marketing – aumento de 16% (de 6,524 para 7,574 empregos)
  • Facebook Marketing – aumento de 14% (de 5,602 para 6,410 empregos)

No quesito de maior remuneração, os cargos na área de marketing estão entre os que pagam melhor por cada trabalho na plataforma, média de US$ 1.422 (cerca de R$ 7,022) por projeto, ficando atrás dos especialistas em SEO, que recebem US$ 2,231 (cerca de R$ 11,017).

Enquanto isso, os projetos de marketing de mídia social chegam a pagar em média US$ 584 (cerca de R$ 2,884) por trabalho.

Trabalhos freelancers menos procurados

Por outro lado, o levantamento da plataforma também aponta quais são os trabalhos freelancers que foram menos procurados até o momento em 2023.

De acordo com o estudo, as quedas de demanda em algumas áreas indicam que os empregadores estão perdendo seu interesse por profissionais com habilidade relacionadas a tecnologia.

Além disso, as vagas que tem como pré-requisito uma série de habilidades tecnológicas altamente especializadas e de nicho estão começando a diminuir, ao contrário do que mostrou o relatório do terceiro trimestre de 2022, que indicava essa categoria aumentando.

Confira a seguir a lista de cargos em queda mais rápida:  

  • Desenvolvedor de software — queda de 27,98% (de 1,308 para 942 trabalhos)
  • Tradutor do árabe — queda de 28,11% (de 1,245 para 895 trabalhos)
  • Metatrader — queda de 31,61% (de 1,471 para 1,006 trabalhos)
  • Marketing Digital — queda de 31,92% (de 1,717 para 1,169 trabalhos)
  • Especialista em blockchain — queda de 35,85% (de 1,339 para 859 trabalhos)

Conforma a análise, as quedas se justificam pelo fato da diminuição de demissões em massa nas empresas no final de 2022 e, consequentemente, recontratação de funcionários efetivos e a diminuição da demanda por freelancers.

*Com informações do site CNN Brasil

Compartilhar

Últimas Notícias