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Veja 10 profissões em alta para trabalhar com ChatGPT

Já pensou em desenvolver robôs virtuais? Ou se tornar especialista em inteligência artificial? Levantamento do PageGroup, consultoria especializada em recrutamento de executivos, mostra as profissões que podem despontar com a chegada do sistema baseado em inteligência artificial ChatGPT.

O estudo foi feito com a ajuda do próprio ChatGPT e a partir de análises de especialistas.

De acordo com Lucas Oggiam, diretor-executivo do PageGroup, a adesão a essa ferramenta tem provocado interesse por parte das empresas para implantação de sistemas de inteligência artificial, o que pode impactar diretamente o mercado de tecnologia com o aumento da procura por profissionais especializados na área.

“Esses profissionais vão atuar no desenvolvimento desses softwares e lidar com linguagens de programação. Tudo indica que o ChatGPT tornará o ambiente virtual totalmente novo e favorável a novas oportunidades de trabalho”, avalia Oggiam.

Veja abaixo a relação das 10 profissões que deverão estar em alta no mercado de IA:

1. Gerente de Chatbot (robô conversador)

  • O que faz: atua na gerência e no monitoramento da conversação entre o chatbot (robô conversador) e o usuário. É responsável pela coleta, análise e melhoria contínua dos dados a fim de aperfeiçoar a experiência do usuário.
  • Habilidades necessárias: conhecimento técnico em inteligência artificial, machine learning e processamento de linguagem natural, experiência em gerenciamento de projetos e boa comunicação.

2. Desenvolvedor de Chatbot

  • O que faz: responsável por criar, projetar e implementar chatbots para diversos fins. Trabalha na criação de algoritmos de IA para reconhecer corretamente as intenções dos usuários; na integração dos serviços como APIs, armazenamento de dados e interfaces de usuário; em testes para garantir a segurança, performance e qualidade do conteúdo; e na manutenção regular.
  • Habilidades necessárias: conhecimento em linguagens de programação (Java, Python, Ruby, entre outras), experiência em desenvolvimento de software e habilidade para entender as necessidades do usuário.

3. Técnico de Chatbot

  • O que faz: realiza ajustes e a manutenção dos robôs de conversação. Geralmente desenvolve o diálogo do robô, programa suas respostas e ajuda a certificar que a ferramenta responde de forma apropriada as mensagens do usuário.
  • Habilidades necessárias: conhecimento em tecnologias relacionadas a chatbots (machine learning, IA e processamento de linguagem natural), habilidades em programação, ser curioso e criativo.

4. Analista de Chatbot

  • O que faz: responsável por configurar e melhorar sistemas de chatbot para aprimorar a experiência do usuário. Também é encarregado pela análise dos dados gerados pelo chatbot para criar relatórios e detectar oportunidades de melhoria.
  • Habilidades necessárias: conhecimento técnico em programação e desenvolvimento de chatbots, habilidade para analisar dados dos usuários e identificar padrões para melhorar a experiência do chatbot.

5. Especialista em Inteligência Artificial

  • O que faz: desenvolve soluções para aprimorar a capacidade da máquina de aprender e raciocinar com autonomia. Cria, treina e testa sistemas de inteligência artificial para resolver problemas complexos. Sua atuação também envolve a concepção de algoritmos, modelos, protótipos e sistemas inteligentes, além do acompanhamento do progresso dos projetos e desenvolvimento de planos de atualização ou otimização dos sistemas.
  • Habilidades necessárias: conhecimento avançado em linguagem de programação (Python, R, Java, JavaScript), habilidades em matemática, estatística, algoritmos e estruturas de dados.

6. Designer de experiência do usuário de Chatbot (UX Designer)

  • O que faz: responsável por desenvolver soluções que melhorem a experiência dos usuários e ajudem os clientes a encontrar a informação que procuram de forma fácil e clara, o que inclui navegação intuitiva, fluxos de conversa claros, recursos visuais e jogos.
  • Habilidades necessárias: conhecimento em design thinking, capacidade de identificar as necessidades e expectativas dos usuários do chatbot através de métodos de pesquisa e análise de dados.

7. Consultor de Chatbot

  • O que faz: ajuda os clientes a desenvolver, implementar e gerenciar bots de chat inteligentes para melhorar a experiência do usuário. Trabalha diretamente com o cliente para compreender suas necessidades, desenvolver processos eficazes e propor soluções para problemas específicos.
  • Habilidades necessárias: conhecimento profundo das ferramentas e tecnologias necessárias para construir e manter chatbots, capacidade de análise e resolução de problemas.

8. Engenheiro de Dados para Chatbot

  • O que faz: trabalha na construção e manutenção de algoritmos e bases de dados que permitem ao chatbot responder as perguntas do usuário. Cria modelos de aprendizado de máquina para otimizar o comportamento do chatbot e melhorar a experiência do usuário. Também extraem, filtram, limpam e treinam dados para chatbots.
  • Habilidades necessárias: conhecimentos em Modelagem de Dados, APIs e integrações, além de experiência em linguagens de programação.

9. Desenvolvedor de Modelos de Aprendizado de Máquina para Chatbot

  • O que faz: cria algoritmos que permitem que os chatbots reconheçam e compreendam o contexto do diálogo entre usuários e robôs. Também é responsável por programar o chatbot para ajustar suas respostas às necessidades de informação dos usuários.
  • Habilidades necessárias: conhecimento em programação e experiência em Python ou R, estatística e matemática, ciência da computação e engenharia de dados.

10. Pesquisador de Chatbot

  • O que faz: responsável por desenvolver e aprimorar os bots existentes, abrangendo coleta de dados, criação de estratégias para interação, estudo das melhores práticas do setor, aplicação de sistemas de inteligência artificial, além de avaliação das respostas e comportamentos do bot. Sua missão é criar um software interativo intuitivo que proporcione experiências agradáveis e relevantes aos usuários.
  • Habilidades necessárias: conhecimento técnico sólido em áreas como inteligência artificial, machine learning e linguagem computacional, habilidades analíticas, comunicação clara e didática.

*Com informações do site G1

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