A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, acompanha de perto as transformações do mercado de trabalho, e está atenta à necessidade de formação prática e acadêmica em torno das novas ocupações que surgem na Era Digital. Em consonância com o avanço tecnológico e financeiro, a instituição realiza periodicamente a atualização da sua grade de cursos de Ensino Superior.
Dessa forma, em 2023.1, a Universidade oferta seis novas graduações, sendo cinco presenciais e uma EAD. Contemplando principalmente os setores de comunicação, economia e moda, os novos cursos são: Bacharelado em Design, Bacharelado em Finanças, Bacharelado em Marketing, Bacharelado em Moda, Bacharelado em Negócios e graduação tecnológica em Inteligência de Negócios.
“O mercado precisa de formações mais rápidas, e as pessoas necessitam de cursos que as insiram mais rapidamente no mercado de trabalho, sem deixar de lado as oportunidades que estão associadas a um curso de bacharelado”, pontua Danielle Coimbra, coordenadora do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG) da Unifor.
De acordo com a coordenadora, as novas graduações, ainda que mais curtas em duração, trazem aspectos inerentes aos cursos de bacharelado tradicionais, como parcerias com empresas e a possibilidade de intercâmbio e programas de dupla titulação. Além disso, elas são mais imersivas, contando com masterclasses com profissionais de renome, mentoria individualizada e microcertificações.
De acordo com a coordenadora, o principal diferencial dos novos cursos se concentra no processo de formação ser centrado em experiências e contato direto com o mercado de trabalho desde o primeiro semestre, visando formar profissionais com múltiplas competências. As inscrições ainda estão abertas para o processo seletivo desses e demais cursos de graduação da Unifor, sendo oferecidas diversas modalidades de ingresso.
Graduação presencial
Bacharelado em Design
- O curso de Design da Unifor oferece não só conhecimento generalista na área de design, mas focado nas três áreas de maior interesse do mercado: design gráfico, design de serviços e design de interfaces digitais. Após os três anos e meio de formação, os egressos estarão aptos a trabalhar em escritórios de design, departamentos de marketing de empresas, em agências e veículos de comunicação, assim como na atuação liberal como freelancer e na carreira acadêmica em design.
Bacharelado em Finanças
- O curso de Finanças da Unifor busca formar profissionais com competências para efetuar a solução de problemas sob o âmbito das finanças pessoais, públicas e corporativas. Dentre muitas funções, o egresso estará capacitado para avaliar recursos de renda fixa, ações, cambiais e multimercados. A graduação dura, ao total, três anos (6 semestres).
Bacharelado em Marketing
- O Bacharelado em Marketing traz as novas tendências de inovação do mercado com foco no mundo digital, incluindo experiências de gestão e comunicação de empresas. Diferente da graduação tecnológica em Marketing, que acontece ao longo de dois anos, o curso tem duração de três anos (6 semestres ao total).
Bacharelado em Moda
- Disponibilizado em modalidade presencial, o curso de Bacharelado em Moda foi idealizado para quem busca exercer o pensamento crítico e multidisciplinar em planejamento, gestão e comunicação de processos envolvendo esse setor. Diferente da graduação tecnológica em Design de Moda, que tem duração média de 5 semestres, o Bacharelado em Moda tem duração de três anos e meio (7 semestres ao total).
Bacharelado em Negócios
Voltado para quem busca obter experiências de gestão com foco em autonomia profissional e obtenção de resultados por via colaborativa, a graduação em Negócios prepara o aluno para a tomada de decisões assertivas, orientadas por dados, que visem a melhoria contínua e o crescimento de organizações. O curso é ofertado em modalidade presencial, com duração de três anos (6 semestres).
Graduação EAD
Inteligência de Negócios
- A graduação tecnológica EAD em Inteligência de Negócios da Unifor tem o objetivo de formar profissionais com a capacidade de prever as necessidades dos negócios e utilizar dados para identificar o que se pode melhorar dentro das empresas. A matriz curricular do curso foi pensada para moldar profissionais que tomam decisões orientadas em otimizar negócios, seja melhorando processos, mudando políticas empresariais ou até mesmo introduzindo novas tecnologias.