Foto: Divulgação/UEA

UEA sedia 4 eventos internacionais de tecnologia. Inscrições estão abertas

Paralelamente à programação do SBGames 2024 (Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital), em Manaus, no fim deste mês, outros três eventos internacionais da área de tecnologia serão promovidos no mesmo período, na EST/UEA (Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas).

Promovidos pela SBC (Sociedade Brasileira de Computação) com organização do Governo do Amazonas, mais duas conferências e um simpósio também estão com inscrições abertas no site sbgames.org/sbgames2024. Os quatro eventos vão tornar Manaus a capital nacional dos games entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro.

O Sibgrapi 2024, sigla em inglês para Conferência sobre Gráficos, Padrões e Imagens, é um encontro internacional promovido anualmente pelo Grupo de Interesse Especial em Computação Gráfica e Processamento de Imagens da SBC, que combina contribuições de computação gráfica e visão, reconhecimento de padrões e processamento de imagens.

Haverá, também, o SVR 2024, abreviação na língua inglesa para Simpósio de Realidade Virtual e Aumentada, é um evento que reúne pesquisadores, profissionais, estudantes e desenvolvedores com interesse em pesquisa e desenvolvimento nas áreas de interface humano-computador em realidade virtual.

A programação inclui ainda a IFIP-ICEC 2024, cuja sigla tem tradução livre do inglês para Conferência Internacional sobre Computação de Entretenimento. Este é promovido pelo Comitê Técnico de Computação de Entretenimento para reunir profissionais, pesquisadores, artistas, designers, além da indústria no design de criação, desenvolvimento e conteúdo de entretenimento digital.

Para o reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, a UEA sempre esteve preocupada em fortalecer o desenvolvimento de novas tecnologias, especialmente em áreas que são foco de atuação do Polo Industrial de Manaus (PIM). “Desde o início de nossa gestão, temos trabalhado intensamente para criar pontes entre a indústria e a universidade. Sabemos que a tecnologia é o melhor caminho para alcançarmos nossos objetivos. Aqui, na UEA, incentivamos a criação de ideias que vão impactar positivamente no futuro da sociedade. Isso é o mais importante”, diz o reitor.

Oportunidades

O coordenador do IFIP-ICEC e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Esteban Clua, explica que os eventos simultâneos ao SBGames 2024, sediados pela primeira vez no Amazonas, servem de elo entre a academia e o mercado global da computação e games, que gerou US$ 183,9 bilhões em 2023.

“Eventos como esses são de extrema relevância para a região porque, primeiro, leva pessoas do Brasil e do mundo para ver o que está sendo feito no Amazonas e, dessa maneira, permite que sejam criadas colaborações, trabalhos em comum. Isso potencializa não só a pesquisa, mas também a área da indústria”, salienta o professor.

O diretor da EST/UEA, Prof. Dr. Jucimar Maia Júnior, afirma que trazer eventos internacionais que relacionam a área dos games com o desenvolvimento de tecnologia significa dar a oportunidade para que estudantes amazonenses possam ter contato com empresas multinacionais.

“O que a gente faz na EST é gerar oportunidades para que as pessoas consigam posições no mercado de alta tecnologia. É um mercado de US$ 200 bilhões e é algo que está começando agora no Brasil. Queremos formar o melhor capital humano e o nosso reitor André Zogahib é um gestor entusiasta da tecnologia. É uma prioridade que, inclusive, vai se concretizar futuramente com o nosso Parque Tecnológico”, enfatiza.

Sobre o SBGames 2024

O SBGames 2024 será de 30 de setembro a 3 de outubro, na EST/UEA, no bairro Parque Dez, zona centro-sul. Maior encontro acadêmico da América Latina na área de Jogos e Entretenimento Digital há duas décadas, o simpósio reúne professores, pesquisadores, estudantes, empresários do setor e o público em geral para conhecer os games feitos no Brasil, incentivar a formação de novos profissionais e discutir o mercado.

Realizado pela SBC e organizado pela UEA, o SBGames 2024 tem o patrocínio do Instituto SiDi, Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia, Instituto de Pesquisas Eldorado e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Governo Federal.

O simpósio conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam); Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti); Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa; Instituto Federal do Amazonas (Ifam); Universidade Federal do Amazonas (Ufam); Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa); Centro Universitário Fametro; Ludus Lab; Federação Amazonense de E-Sports (Faesp); e Grupo Solar.

Fonte: Amazonas Atual.

Compartilhar

Últimas Notícias