Os painéis solares exigem baixa manutenção e limpeza simples. No entanto, produtos específicos podem melhorar a eficiência do equipamento. Pensando nisso, a Nano4you desenvolveu uma tecnologia de limpeza de painéis fotovoltaicos, o qual foi testado no deserto de Arica – Chile, o NT Solar aumentando em até 8% a captação dos raios UV. O produto, que já está sendo comercializado no Brasil, é composto por uma combinação diferente de moléculas que possibilitam que a superfície lisa fique limpa, polida e protegida de oleosidade.
Fabiano Polak diretor científico da Nano4you, explica que o NT Solar promove uma ação duradoura de limpeza sem danificar os painéis. “Após a realização da limpeza com o NT Solar, foi observado aumento de 8% na captação dos raios UV, em comparação aos painéis limpos no modo convencional com água, o que resultou no aumento da eficiência do painel depois de limpo com o NT Solar, com uma estabilidade de três meses após o uso”, explica Polak. Ele acrescenta que o NT Solar é pioneiro nesse campo, sendo desenvolvido desde o início, com testes, formulações, medições e métodos.
O desempenho depende das características de cada casa, incluindo o tipo de limpeza e manutenção. “A limpeza dos painéis solares deve ser realizada regularmente de modo a não perderem a sua eficiência. A sujeira diminui a eficiência”, explica.
Dessa forma, os painéis precisam estar livres de obstruções e sombras. Apesar de a limpeza ser simples, é necessário observar o produto utilizado para não diminuir a eficiência do painel solar, bem como o material a ser utilizado na limpeza.
“Com PH neutro, o produto constrói uma película invisível capaz de deixar um efeito de fácil limpeza por meses. Após aplicado a superfície fica nitidamente polida e este efeito repele pó e dificulta a impregnação de sujeiras, poluição, fuligem, maresia e umidade. Foi concebido para diminuir os custos com limpeza e manutenção de todos os tipos de painel solar”, finaliza.
O NT Solar pode ser encontrado em embalagens de 1l e de 5l, e está disponível para compra nos principais marketplaces, como Mercado Livre, Magalu, Americanas e MM Nacional.
De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a geração de energia solar no Brasil teve um crescimento de 45% no primeiro semestre de 2020, com reflexo à geração de empregos.
Por Adriana Dorante
Fonte: Portal Solar