(Foto: Asgav/Reprodução)

Tecnologia calcula pegada de carbono da produção em granjas de ovos

Aspirando à produção de proteína animal mais sustentável foi firmado, em janeiro, um Termo de Cooperação Técnica entre o Programa Ovos RS, uma iniciativa da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), e a Naturovos, para o uso do Sustell™, serviço inteligente de sustentabilidade, desenvolvido pela DSM, empresa global baseada em saúde, nutrição e biociência.

A parceria visa a cooperação mútua, assim como possibilitar análises precisas e discussões de temas relevantes ao setor. A Naturovos vai usar o serviço em granjas avícolas de produção de ovos em sistema convencional e sistema caipira.

A plataforma Sustell™ combina ferramentas avançadas que permitem calcular a pegada ambiental das fazendas e a lucratividade dos produtores de proteína animal a partir do cruzamento de dados reais, que geram resultados precisos. Desta forma, é possível criar soluções práticas e sob medida, além de processos de desenvolvimento de negócios para destravar o valor da sustentabilidade.

A veterinária e coordenadora técnica do Programa Ovos RS, Caroline Freitas, acompanha e auxilia na efetivação das atividades técnicas previstas nesta parceria.

“A cooperação garante mensurar a pegada ambiental da produção de proteína animal de forma precisa a fim de propor soluções e melhoria contínua do segmento industrial e de produção de ovos”, assinala.

Na mesma linha, o coordenador do Programa Ovos RS e presidente executivo da Asgav, José Eduardo dos Santos, destaca que o conjunto de ações organizadas busca por constantes resultados e soluções para as demandas do setor.

“A cooperação técnica oportuniza artifícios a médio e longo prazos para a indústria e produção de ovos por meio da aplicação de dispositivo moderno. A ferramenta que disponibiliza análise de dados avalia a sustentabilidade da produção de ovos e favorece melhorias”, comenta.

Nesta etapa da cooperação o uso da plataforma Sustell™ será no modelo de prova de conceito, viabilizando o entendimento das possibilidades de uso na rotina de gestão de granjas de postura e poderá ser estendida às demais granjas do Programa Ovos RS, se for em comum acordo.

“Na DSM, temos pleno interesse em fomentar esse projeto e ampliar os avanços da atividade avícola local. Por meio do Sustell™, ajudamos os produtores a prever com precisão o impacto das medidas sustentáveis sobre a produção e o desempenho financeiro, contribuindo para uma pecuária mais eficiente, que gera mudanças positivas para os negócios e ao meio ambiente”, afirma, José Francisco Miranda, especialista em marketing da DSM para a América Latina e responsável pela plataforma na região.

*Com informações do site Canal Rural

Compartilhar

Últimas Notícias