Peças, que apresentam o universo feminino, estão à venda
A jornalista e artista plástica Tatiana Sobreira utiliza-se de seu dom artístico para homenagear a sua mãe e todas as mulheres através das suas obras. Isso porque a produção artística de Sobreira apresenta-se por meio de uma arte abstrata com temáticas diversas ligadas ao universo e ao arquétipo feminino, que podem ser observadas e percebidas através do uso das cores, da experimentação e da aplicação de técnicas que se utilizam de diversos materiais, que vão desde tinta a óleo e acrílica até o uso de spray e esmalte, por exemplo.
Sua estreia nas artes plásticas está ligada ao vínculo afetivo que possui com a sua mãe, que faleceu em 2017, pois a partir desse acontecimento é que a artista criou a sua primeira exposição artística coletiva, intitulada “Filha de Maria”, em homenagem à sua progenitora.
“A minha mãe faleceu em 2017, então, nessa exposição eu encontrei uma forma de homenageá-la. Quer dizer, não somente a minha mãe, mas também a minha filha. Homenagear também muitas outras mulheres, por isso mesmo o nome da exposição é ‘Filha de Maria’, porque existem muitas Marias e coincidentemente esse era o nome da minha mãe também. Sendo assim, minhas obras, além de homenagear a minha mãe, que me inspirou fazer algumas das minhas obras, também carrega consigo as facetas de diversos arquétipos femininos”, Tatiana revela.
Essa exposição em questão reunia 65 obras da artista plástica, dentre quadros e esculturas, e aconteceu na Galeria do Largo de São Sebastião, em maio de 2018. Depois dessa estreia, essa exposição ainda foi levada para outros locais e seguiu por um bom tempo sendo exposta e admirada pelo público.
“Essa peça acima, é dessa exposição e é a capa do meu catálogo de obras, foi feita numa situação em que minha mãe me disse, pouco antes de falecer, que se sentia amarrada, como se alguém ou algo a estivesse prendendo na cama. Isso nunca saiu da minha cabeça e, futuramente, essa frase acabou me inspirando para criar essa obra, que também retrata as mulheres que se sentem amarradas, presas, e que são subjugadas. Eu sempre trago o sagrado feminino em minhas obras… bem como a artista plástica amazonense que não está em evidência, que não é valorizada”, comenta Tatiana.
As obras de Sobreira estão todas à venda e podem ser adquiridas através das redes sociais da artista, pois o seu site pessoal, onde futuramente as suas obras estarão disponibilizadas, está em construção. Os interessados podem acessar ao site (https://tatianasobreira.wixsite.com/tatianasobreira/untitled) e encontrar todas as redes sociais da artista, como também, falar diretamente com ela através da aba Contato do site.
“Atualmente, a forma que encontrei de vender o meu trabalho é através da internet, enquanto não é possível criar novas exposições. Contudo, também estou vendo a possibilidade de criar uma exposição digital para que as pessoas possam conferir o meu trabalho durante essa pandemia. Quem tiver interesse, basta me contatar, porque possuir uma obra de arte dentro da sua casa é uma possibilidade de você parar um pouco para refletir e ter novos olhares… então, dê vida a quem produz arte… se não uma obra minha, que seja de outra artista da região, não importa, o importante é dar vida à arte e apoiar a produção artística regional”, Tatiana finaliza.
Tatiana Sobreira é muito conhecida na cidade de Manaus devido aos seus 26 anos de atuação como jornalista, período em que apresentou vários programas de rádio e TV. Além disso, Tatiana também atua como produtora, documentarista, cinegrafista, roteirista, redatora, publicitária, assessora e cantora. Isso sem falar nos conteúdos que desenvolve para a internet e vários outros projetos na área do audiovisual.