Foto: TAP Air Portugal

TAP ressalta seu 1º voo de Lisboa a Manaus em novembro e reafirma compromisso com o Rio Grande do Sul

Na tarde da sexta-feira (25), em Lisboa, Portugal, o ministro dos Portos e Aeroportos do Brasil, Silvio Costa Filho, reuniu-se com representantes da TAP Air Portugal. O encontro destacou a importância estratégica de manter as rotas aéreas entre Brasil e Portugal, mesmo em um eventual processo de privatização da empresa.

Tivemos a oportunidade de reunir essas duas visões dos dois lados do Atlântico, Brasil e Portugal, e o governo português deixou muito claro que, em qualquer processo de privatização da TAP, o objetivo estratégico é manter todas as rotas que hoje são um ativo muito importante para a empresa”, afirmou o ministro.

Costa Filho também enfatizou a relevância do diálogo institucional entre os dois países e a TAP, especialmente para o turismo de negócios e lazer. “Para a relação entre brasileiros e portugueses, essa integração é fundamental. Quero agradecer o compromisso de que, mesmo com a privatização, os voos para o Brasil serão mantidos”, acrescentou.

O ministro também lembrou da novidade para a aviação nacional: no dia 4 de novembro, ocorrerá o primeiro voo da TAP de Lisboa para Manaus. “Estamos muito felizes com essa notícia. A TAP vai ampliar cada vez mais suas operações para o norte do Brasil, começando por Manaus, dada a importância do turismo para essa região”, declarou Costa Filho. Ele também informou que as vendas de passagens do Rio Grande do Sul para Portugal serão retomadas no mês de dezembro. “Essa é uma construção coletiva essencial para fortalecer o turismo de negócios e lazer em toda a região Sul do país.

O CEO da TAP, Luís Rodrigues, confirmou a data do voo no Amazonas e expressou sua satisfação: “Confirmamos absolutamente o voo para Manaus no dia 4 de novembro. Terei o prazer de estar nesse voo e espero ver meus amigos em Manaus”, disse. Rodrigues também celebrou o sucesso dos novos voos para Florianópolis, lançados em setembro. “Foi uma das rotas com vendas mais rápidas que tivemos no Brasil. Isso mostra que há muito potencial para crescer e explorar tanto em Portugal quanto na Europa.

Luís Rodrigues garantiu que, apesar da retomada dos voos do Rio Grande do Sul, as operações para Florianópolis serão mantidas. “Nosso objetivo agora é ampliar cada vez mais a presença da TAP no Brasil ao longo de 2025, com muitas boas notícias pela frente”, afirmou.

O secretário Nacional de Aviação, Tomé Franca, afirmou que “os novos voos são fruto do empenho do governo federal em garantir que cada vez mais brasileiros possam viajar de avião, tanto pelo Brasil quanto para destinos internacionais”. Ele também ressaltou a importância do setor aéreo para a movimentação da economia.

Atualmente, a TAP opera entre 84 e 95 voos semanais entre Brasil e Portugal. Em 2023, a média mensal foi de 208.117 passageiros nas rotas, com um pico de 230.047 passageiros em julho. De janeiro a agosto de 2024, essa média aumentou para 220.688, com um novo recorde de 244.074 passageiros em julho.

Sobre a relação financeira entre a TAP e a brasileira Azul, Silvio Costa Filho reuniu-se na quinta-feira (24) com o ministro da Infraestrutura e Habitação de Portugal, Miguel Pinto Luz. Eles concordaram que esse é um tema de natureza jurídica e empresarial, que deve ser tratado nesse contexto.

Fonte: Aeroin.

Compartilhar

Últimas Notícias