Para os trabalhadores que exercem a sua profissão com a carteira de trabalho assinada, houve uma mudança relacionada à um item que muitos não gostariam de conhecer, que é o seguro-desemprego. Confira agora as mudanças neste programa que fornece suporte em um momento difícil do cidadão.
Em um momento tão difícil como é na hora de uma demissão, o governo federal criou ferramentas para que o cidadão seja amparado e tenha uma segurança financeira nos meses seguintes ao desligamento. O seguro-desemprego tem um papel fundamental na vida de milhões de brasileiros.
O seguro-desemprego é um direito garantido pelas leis trabalhistas para todos aqueles cidadãos que exercem a sua profissão de maneira formal, possuem a sua carteira de trabalho assinada e foram demitidos sem justa causa. Respeitando estes requisitos, o cidadão poderá solicitar o benefício.
Isto é apenas um dos auxílios cedidos pelo governo federal para os trabalhadores formais do país. Poderíamos falar também de férias remuneradas, 13º salário, auxílio-doença e o conhecido Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), que também auxilia o trabalhador em um momento como a demissão.
Agora, o seguro-desemprego, assim como muitos outros programas oferecidos pelo governo federal, sofreu alterações em seu valor. As medidas são feitas para fortalecer e fomentar o poder de compra do povo brasileiro. Confira agora que vai mudar no valor cedido pelo governo federal no seguro-desemprego.
Seguro-desemprego: Confira o novo valor
Desde o dia 1º de maio, o valor do salário mínimo foi ampliado para R$1.320. Com isto, uma série de benefícios sociais que utilizam o piso salarial como base de cálculo sofreram reajustes para cima, como é o caso do seguro-desemprego, que agora terá o novo valor de R$1.320 oferecido aos cidadãos.
Outros programas que tiveram aumento foi o pagamento do PIS/PASEP, o piso da aposentadoria e também o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Estes são apenas alguns dos programas que sofreram alterações no valor após a ampliação do piso salarial do país.
Vale ressaltar que o seguro-desemprego pode ser solicitado através do aplicativo “Carteira de Trabalho Digital“, onde o cidadão pode verificar o seu histórico profissional e também fazer solicitações como é o caso do requerimento para receber o valor.
*Com informações do site FDR