(Foto: Pexels)

Ritmo da transformação digital amplia desafio de encontrar profissionais, dizem líderes de TI

A mais recente pesquisa da Equinix (Nasdaq: EQIX), empresa mundial de infraestrutura digital™, revelou que os líderes globais de TI têm sérias preocupações com a retenção e recrutamento de funcionários. De acordo com a Pesquisa Global Tech Trends 2022, 62% dos tomadores de decisão de TI globais e 61% dos executivos brasileiros veem a escassez de pessoal com competências em tecnologia como uma das principais ameaças aos seus negócios. Para contornar o problema, as empresas, incluindo a Equinix, estão procurando ampliar o grupo de talentos, trazendo candidatos mais diversos por meio de alternativas de recrutamento. Os 2.900 entrevistados na pesquisa reconheceram que a velocidade com que o setor de tecnologia está se transformando dificulta a busca por pessoas com os conjuntos de competências certos para enfrentar desafios presentes e futuros.

As preocupações mais comuns no Brasil são candidatos com competências incompatíveis para a vaga (54%) e a expectativa quanto ao modelo de trabalho (49%). Os colaboradores de tecnologia mais procurados no país são técnicos de TI (42%), especialistas em IA/machine learning (29%) e em cloud computing (28%). Outros déficits de competências incluem análise de dados (22%) e análise de segurança (21%). Os líderes de TI preveem que as lacunas nas competências de tecnologia permanecerão semelhantes no futuro, com IA/machine learning e funções relacionadas à segurança se tornando ainda mais proeminentes.

Keri Gilder, CEO da Colt Technology Services, explicou: “Encontrar as competências certas é um problema real na indústria de tecnologia, especialmente no lado do software. A realidade é que, com o surgimento dos serviços vendidos como software, todos os setores estão buscando as mesmas competências. Um dos desafios é a falta de conscientização entre os jovens talentos sobre as oportunidades disponíveis no setor de tecnologia. Os provedores de conectividade não aparecem em muitos casos de uso, mesmo aqueles em nível universitário, apesar de todo o trabalho que está sendo feito em áreas como submarina, satélite e fibra. Temos que pensar de forma colaborativa em torno do talento e trabalhar como setor para trazer mais da base de competências diversificadas à espera de uma oportunidade.”

Em resposta à escassez de competências, muitas empresas estão trabalhando para a requalificação de pessoas de outras áreas. De fato, 79% dos entrevistados no Brasil disseram que requalificam trabalhadores de setores semelhantes, enquanto 23% estão tentando reforçar a sua equipe com pessoas de setores não relacionados. Com demissões e licenças levando os trabalhadores a procurar oportunidades para aumentar as suas competências, empresas de tecnologia que oferecem treinamento e desenvolvimento podem estar mais bem posicionadas para atrair talentos.

Os trabalhadores requalificados em geral vêm das áreas de suporte à administração (38%), estão retornando ao trabalho após um período de ausência, como a criação dos filhos (37%), ou eram da manufatura (35%). Esses colaboradores tendem a ajudar as empresas a preencher as lacunas atuando como técnicos de TI (78%), em análise de dados (42%) e em funções de cloud computing (40%).

Treinamentos buscam diversidade

A Equinix possui vários programas de transição de carreira em seu portfólio Career Pathways. Esses programas são projetados para expandir e diversificar grupos de talentos a partir de carreiras com competências transferíveis, como veteranos militares e atletas olímpicos e paraolímpicos aposentados. O programa de requalificação para transição de carreira constitui 40% das contratações de operações de campo globalmente, com trabalhadores de setores como companhias aéreas, petróleo e gás e hospitalidade preenchendo funções de data center. Outros programas incluem o Invictus, que se concentrará na contratação de veteranos da SkillBridge com deficiência devido ao serviço militar, e o New To Career, para atrair graduados e refugiados. Coletivamente, essas iniciativas visam gerar mais de 750 contratações em 2022.

Enquanto isso, as empresas também estão buscando recrutar por meio de programas de ensino superior e aprendizagem. Líderes de TI em todo o mundo disseram que as principais formas de parceria de suas empresas com instituições de ensino superior incluem oferecer estágios (42%), executar programas de treinamento colaborativo com instituições de ensino superior (41%), participar de feiras de carreira universitária (37%) e fazer parcerias em programas de aprendizagem de graduação (34%). Um exemplo dessa colaboração é o CLAP-TECH Pathway, financiado pelo Hong Kong Jockey Club Charities Trust, em que várias empresas de tecnologia, incluindo a Equinix, colaboram com provedores de ensino superior e escolas secundárias em Hong Kong para qualificar os alunos com as competências certas para uma carreira em tecnologia. A Equinix também prometeu US$ 160.000 para bolsas de estudo focadas em sustentabilidade para programas administrados pela Universidade Nacional de Singapura (NUS) e pela Faculdade de Administração de Singapura (SMU), para expandir o aprendizado além das disciplinas acadêmicas tradicionais.

“A pesquisa revela que conjuntos de competências incomparáveis estão dificultando a aquisição de talentos em equipes focadas em tecnologia em todo o mundo. Há uma falta de compreensão geral sobre as habilidades específicas necessárias para determinados papéis e os candidatos em potencial precisam de melhor orientação em torno de treinamento, preparação e oportunidades de trabalho”, avaliou Brandi Galvin Morandi, diretora Jurídica e de RH da Equinix.

“Esse desafio dá ao nosso setor a oportunidade de recrutar e desenvolver talentos de diferentes maneiras e isso é algo em que temos trabalhado nos últimos anos. Acreditamos que as empresas devem promover um plano progressivo de desenvolvimento de talentos para funções de tecnologia que atendam tanto candidatos inexperientes quanto treinados. Outra oportunidade são os programas de mentoria, que ajudam os candidatos em potencial a obter acesso a uma rede estabelecida para orientação de carreira, ao mesmo tempo em que conectam empresas com candidatos adequados para um grupo de talentos robusto. Também incentivamos instituições de ensino superior e formação profissional a trabalhar com equipes de tecnologia dentro das empresas, para garantir que o seu currículo transmita as competências certas aos alunos e os prepare para as carreiras desejadas”, acrescentou Morandi.

Para avançar ainda mais nessa área, a Equinix lançou recentemente a Fundação Equinix para promover a inclusão digital, desde o acesso à tecnologia e conectividade até o desenvolvimento das competências necessárias para as carreiras em tecnologia. A Fundação tem como objetivo apoiar organizações sem fins lucrativos que trabalham para preparar pessoas de todas as idades e origens para ter sucesso no mundo digital.

Para ler mais sobre a Pesquisa Global Tech Trends ou baixar uma cópia do documento, visite: Global Tech Trends 2022.

Sobre a pesquisa

O estudo independente, encomendado pela Equinix, entrevistou 2.900 tomadores de decisão de TI em diversas empresas das Américas (Brasil, Canadá, Colômbia, México, EUA), da Ásia-Pacífico (Austrália, China, Hong Kong, Índia, Japão, Singapura, Coreia do Sul) e da EMEA (Bulgária, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Holanda, Nigéria, Polônia, Portugal, África do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Turquia, EAU, Reino Unido). Os entrevistados participantes foram selecionados pelo comitê online da Dynata. A pesquisa foi realizada online entre 1º de março de 2022 e 29 de março de 2022.

Sobre a Equinix

A Equinix (Nasdaq: EQIX) é a empresa mundial de infraestrutura digital. Os líderes digitais aproveitam a plataforma confiável da Equinix para reunir e interconectar a infraestrutura básica na velocidade do software. A Equinix permite que as empresas acessem os locais, parceiros e possibilidades certos de que precisam para escalar com agilidade, acelerar o lançamento de produtos digitais, entregar experiências de classe mundial e multiplicar seu valor, ao mesmo tempo em que apoia seus objetivos de sustentabilidade.

Compartilhar

Últimas Notícias