Entre os jovens da geração Z, esse índice sobe para 67%
Atrair e reter talentos sempre foi um dos desafios da área de Recursos Humanos, mas uma pesquisa recente realizada pela Paychex e a Future Workplace, com 603 colaboradores revelou que os benefícios de bem-estar podem ter um papel importante para a decisão de muitos profissionais. Segundo o levantamento, 62% dos entrevistados consideram essas iniciativas um fator-chave para a candidatura a uma vaga de emprego.
Entre a geração Z, jovens que nasceram entre 1995 e 2010, esse número é ainda maior, na qual 67% das pessoas afirmaram que os benefícios de bem-estar são uma prioridade na avaliação de novas ofertas de emprego. “Embora aumentar os salários seja uma maneira de reter funcionários, a concessão de benefícios também é essencial para atrair e manter talentos, uma vez que eles se sentem seguros e assistidos pela empresa”, comenta Flávio Sahib, CEO da JFA Consultoria.
Os benefícios identificados na pesquisa se referem ao bem-estar financeiro e emocional/mental. A educação e o treinamento financeiro estão crescendo quanto à importância para os trabalhadores ao longo das gerações, pois de acordo com a pesquisa mais de 80% dos funcionários querem apoio e orientação de seus empregadores sobre finanças pessoais – não apenas para aposentadoria e educação financeira – mas também orçamento digital, planejamento financeiro e acesso a consultores financeiros.
Oferecer uma cesta atrativa aos funcionários é um dos principais desafios da área de Recursos Humanos. “Há diversas formas de se desenvolver benefícios flexíveis, desde os mais tradicionais até os mais inovadores. Seja qual for o programa adotado, também é importante que ele esteja alinhado às necessidades dos colaboradores”, comenta o CEO da JFA Consultoria.
Com a implementação do trabalho híbrido, muitas organizações estão inovando, utilizando uma carteira digital, por exemplo, para reunir diversos benefícios. “A integração permite aos colaboradores utilizarem os benefícios em mais estabelecimentos e, até mesmo, como preferirem”, conta Sahib. Segundo o especialista, essa é uma forma de tornar a organização atrativa para novos talentos e também para a retenção de colaboradores, pois essas iniciativas oferecem mais comodidade e flexibilidade para os profissionais, razão pela qual as empresas devem investir nessas ações.
Sobre a JFA
A JFA Consultoria é uma empresa especializada em benefícios. Foi fundada em 2011, por Flávio Sahib e tem como principal objetivo oferecer soluções com um atendimento personalizado quanto à contratação de benefícios, uma vez que as demandas são específicas em cada nicho e setor de atuação.