O programa ‘Empreendedores de Impacto’ selecionará projetos de negócios de base tecnológica no Amazonas. As iniciativas aprovadas receberão treinamento e investimento.
Serão selecionadas 60 equipes com no mínimo 2 e no máximo 4 componentes, somando até 240 pessoas a partir de 17 anos. Tanto ideias já validadas e implementadas quanto conceitos ainda no papel poderão concorrer.
Os interessados devem fazer a inscrição pelo site www.empreendedoresdeimpacto.com, onde encontram o edital e o regulamento. O processo é totalmente digital, permitindo que pessoas de qualquer parte do estado se inscrevam sem a necessidade de deslocamento.
O programa engloba capacitação, mentoria, estruturação de negócios, preparação para arrecadação de fundos e mensuração de resultados. Ao final, as cinco melhores equipes irão receber investimento de R$ 65 mil.
Os recursos para todas as fases são provenientes da Lei de Informática, sob a supervisão do Capda (Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia) da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus).
A coordenação é da Softex Amazônia e a execução do Instituto Tecnológico Educacional da Amazônia (Iteam), que aplicará a metodologia desenvolvida pelo Hub Conecta, coordenador de desenvolvimento de startup e ecossistema.
Início do treinamento
As aulas do treinamento para as equipes e/ou startups selecionadas no Amazonas começam no dia 6 de maio, em Manaus, na sede do Iteam, que fica no bloco F da Fucapi, na Avenida Danilo Matos Areosa, 381, Distrito Industrial. As aulas ocorrerão inicialmente no período noturno, das 18h às 21h30, com foco teórico.
Posteriormente, as etapas práticas serão realizadas aos sábados das 8h às 17h. Em todo o processo, os alunos terão direito a intervalos para coffee break, proporcionando momentos de descanso e networking.
“Durante a fase de mentoria, cada equipe será acompanhada individualmente por especialistas que orientarão a transformação de ideias em negócios viáveis, com potencial para atrair investidores e prosperar no mercado”, disse o diretor do Iteam e coordenador do projeto, Kleber Mantovanelli.
Fonte: Amazonas Atual.