Jogo intergaláctico estimula colaboradores a estabelecerem seus planos de crescimento e contribuição à empresa, compartilhando conquistas e avaliando colegas
Com novo programa, em 2020 a Keyrus cresceu dois dígitos, finalizou 150 projetos e contratou 200 pessoas na América Latina, recebendo reconhecimento da matriz, na França
Level Up nasceu com a premissa de que o engajamento e as atitudes reais das pessoas fariam a diferença nos resultados da organização. As mensagens do Programa inspiraram e empoderaram os cerca de 700 colaboradores da região, muitos deles millenials, para atuarem como protagonistas em seu desenvolvimento e contribuição com a organização. “Sentimos que, além de dados e informações numéricas, um approach focado nas pessoas e em mudanças comportamentais as inspiraria a superarem expectativas”, afirma o CEO da Keyrus para a América Latina, Stephan Samouilhan.
Totalmente alinhado com o DNA da empresa – Comunicação Aberta, Agilidade, Simplicidade e Colaboração -, o objetivo do programa é a subida de nível, em todos os aspectos: academicamente, na excelência das entregas, na liderança direta e indireta, na comunicação entre equipes e na gestão de projetos.
Essa metodologia levou a Keyrus realmente a outro nível. A empresa cresceu dois dígitos em 2020, com 150 novos projetos. Também contratou cerca de 200 pessoas, estreitou e iniciou novas parcerias estratégicas. “Nossos resultados foram premiados pela matriz da Keyrus, na França”, comemora Samouilhan.
Jogo corporativo
O Programa foi criado como um jogo em cenário intergaláctico, um Universo com planetas, estrelas, cometas, naves espaciais e alienígenas. Com a iconografia pronta, os colaboradores foram incentivados a criar seus avatares e postarem as certificações adquiridas, cursos concluídos e feedbacks para colegas na ferramenta de comunicação corporativa Workplace, valorizando a troca constante sobre objetivos alcançados e incentivando o reconhecimento na cultura da Keyrus.
Paralelamente, Level Up foi integrado ao Plano de Carreira da empresa. Agora, durante as avaliações de desempenho, os colaboradores entregam medalhas de Team Work, Client Satisfaction, Collaboration, Continuous Learner, Efficiency, Excellence, Team Player e Mentor aos colegas. Aqueles que recebem cinco medalhas iguais ganham o direito de exibi-las em seus perfis no Workplace e nas assinaturas de e-mail.
Além disso, os avatares ganham um upgrade em seus uniformes de astronauta quando o colaborador recebe uma promoção. Finalmente, foram criados selos de feedback, para serem postados no Workplace como forma de reconhecimento: Awesome, You Rock, Thank You e Good Job, entre outras mensagens.
Para o futuro, a expectativa é que Level Up apoie o negócio em áreas como aquisições e integração de novos colaboradores. “Impactos reais são obtidos por pessoas reais, que analisam criticamente os cenários, se comprometem e trazem os resultados”, afirma Samouilhan. “Sabemos que os impactos de Level Up se ampliarão à medida em que as pessoas continuarem incorporando a proposta da ´subida de nível’, que começa no patamar pessoal e segue para o de equipes e, por fim para toda a organização”, conclui o executivo.