Foto: Divulgação

Polo de Duas Rodas da ZFM produziu 1 milhão de unidades no primeiro semestre

As indústrias do Polo de Duas Rodas da Zona Franca de Manaus produziram mais de 1 milhão de unidades no primeiro semestre deste ano. Os diferentes segmentos do setor, contudo, vivenciaram momentos distintos no mercado de bicicletas e motocicletas.

A produção de motocicletas no Polo Industrial de Manaus (PIM) registrou 868.076 unidades no primeiro semestre de 2024, alta de 13,5% em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), esse foi o melhor desempenho para os seis primeiros meses do ano desde 2012.

“Tivemos um primeiro semestre bastante positivo, acima do esperado. Porém, temos pela frente um segundo semestre bastante desafiador, principalmente com a previsão de uma estiagem ainda mais severa do que no ano passado, quando já foram sentidos os reflexos diretamente na produção de motocicletas em Manaus”, explica o presidente da Abraciclo, Marcos Bento.

 

Bicicletas em baixa, mas elétricas se superam

Já a produção de bicicletas no PIM totalizou 183.379 unidades no primeiro semestre, segundo dados da Abraciclo.

O desempenho no período ratifica a previsão de baixa do segmento, reforçando que os números para o ano de 2024 estão de acordo com o planejado. Em junho, por exemplo, foram fabricadas 30.847 bicicletas, uma retração de 26% em comparação com o mesmo mês do ano passado e de 4,1% em relação a maio.

A bicicleta elétrica foi o destaque do primeiro semestre. A categoria, que hoje já responde por 4,5% da produção, registrou alta de 64,5%. De janeiro a junho, 8.186 unidades saíram das linhas de montagem.

Em números absolutos, a categoria mais produzida foi a Mountain Bike (MTB), com 57,1% do total fabricado. Em segundo lugar, ficou a Urbana/Lazer, com 21,1% da produção, seguida pela Infantojuvenil (13,9%).

As três primeiras posições no ranking mensal foram mantidas para o mês de junho: MTB (57,3% da fabricação), Urbana/Lazer (19,5%) e Infantojuvenil (16,2%).

Fonte: Real Time 1.

Compartilhar

Últimas Notícias