O Instituto Mais Diversidade em parceria com a Human Rights Campaign Foundation (HRC) e o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ conduziram, pela primeira vez no Brasil, estudo que avalia práticas de inclusão em empresas. Conheça, abaixo, o ranking completo
São Paulo, junho de 2022 – O Instituto Mais Diversidade em parceria com a Human Rights Campaign Foundation (HRC), e o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, divulgam a 1° edição da pesquisa “Melhores Lugares para Trabalhar para Pessoas LGBTI+ 2022”, realizada pela primeira vez no Brasil. Participaram do levantamento 60 empresas nacionais e multinacionais, com atuação no País, e entre essas, 38 foram reconhecidas neste ano.
A primeira edição da pesquisa traz uma análise abrangente sobre a adoção de políticas inclusivas relacionadas a pessoas colaboradoras LGBTI+ por empresas dos mais diversos setores e tamanhos. No total, mais de 100 organizações aderiram ao estudo e 60 completaram o questionário. Dessas, 38 receberam a nota máxima de 100 pontos e outras 22 obtiveram notas entre 0 e 90.
“Este ranking reconhece os avanços das empresas na pauta LGBTI+ e ajuda a difundir as boas práticas, políticas e processos que criam um ambiente de segurança psicológica para todas as pessoas dentro de uma organização e na sociedade. A participação significativa que tivemos nesta primeira edição da pesquisa reflete o compromisso com a inclusão no meio empresarial brasileiro, mas é apenas um ponto de partida para todo o progresso desejado para a comunidade LGBTI+”, afirma João Torres, presidente do Instituto Mais Diversidade.
A metodologia da HRC com a Mais Diversidade avaliou as práticas em cinco pilares fundamentais para a inclusão LGBTI+: Políticas e documentos institucionais de não-discriminação; Governança em Diversidade e Inclusão; Educação para a diversidade LGBTI+; Compromissos Públicos e Monitoramento da inclusão LGBTI+.
Desde 2002, a HRC aplica o Índice de Igualdade de Melhores Lugares para Trabalhar (CEI, na sigla em inglês) nos Estados Unidos. E 2016 expandiu sua atuação global para apoiar a inclusão de pessoas LGBTI+ na América Latina e atuou em países como México, com o índice Equidad MX, Chile (Equidad CL) e em 2021 chegou à Argentina e Brasil, com o Equidad AR e Equidade BR, respectivamente.
Para Keisha Williams, diretora do Programa de Igualdade no Trabalho da HRC, a pesquisa é um testemunho inspirador do compromisso com a igualdade e inclusão LGBTI+ no local de trabalho por parte das empresas, aliados e da comunidade brasileira. “Esperamos continuar a construir esse sucesso e garantir que os ambientes de trabalho sejam um lugar seguro e afirmativo para todos e todas colaboradores(as)”, finaliza a executiva.
Confira na lista abaixo as 38 organizações que obtiveram a classificação de 100% no Índice de Melhores Lugares para Pessoas LGTI+ Trabalharem
- 3M DO BRASIL LTDA
- Accenture do Brasil Ltda
- Adidas do Brasil
- Alcoa
- Atento Brasil
- Bain & Company
- BASF AS
- Becton Dickinson S.A
- C6 Bank
- Carrefour Comercio e Industria LTDA
- Chubb
- CI&T
- Corteva Agriscience do Brasil
- Cummins
- Demarest Advogados
- Flex
- GE do Brasil
- Gerdau
- J.P. Morgan
- Kearney
- Lexmark International do Brasil
- Localiza
- Mondelez
- NielsenIQ
- Novo Nordisk Produção Farmacêutica do Brasil Ltda
- Oracle do Brasil Sistemas
- Philip Morris Brasil
- Pricewaterhousecoopers Auditores Independentes
- Renaissance São Paulo Hotel
- SAP
- Symrise Aromas e Fragrâncias Ltda
- TE Connectivity Brasil
- Thomson Reuters
- TozziniFreire Advogados
- Trench Rossi Watanabe
- Veirano Advogados
- Via
- Yara Brasil Fertilizantes
Sobre o Instituto Mais Diversidade
O Instituto Mais Diversidade é uma organização sem fins lucrativos que mobiliza recursos para articular soluções de alto impacto social. Os projetos sob nossa responsabilidade visam gerar oportunidades profissionais para a comunidade LGBTI+ em todo o Brasil. Somos o braço social da Mais Diversidade Consultoria, que apoia empresas privadas em questões de diversidade, equidade e cultura inclusiva.
Sobre a Feira DiverS/A
A Feira Divers/a foi iniciada em 2015 com o nome Reaching Out Brasil. A Mais Diversidade assumiu a organização em 2019 e essa já será a 8ª edição do evento no País, que segue com o apoio da organização norte-americana que a trouxe para o Brasil. Em 2021, 4 mil pessoas se inscreveram no evento, que foi completamente on-line, devido a pandemia