A entrevista de emprego pode ser um momento de tensão porque, mesmo que você tenha mudado de emprego algumas vezes, ser entrevistado não é algo que acontece com muita regularidade ao longo da carreira. Além disso,
O mais importante nesse passo da seleção é o que você diz e como comunica a possível relação entre as funções da vaga e a sua possível contribuição
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Mas você pode se preparar para a entrevista de emprego e reduzir a tensão. Além de como organiza o seu currículo e o que você veste ou como se apresenta, talvez o mais importante seja o que você diz e como comunica a possível relação entre as funções da vaga e com sua possível contribuição.
Com tempo limitado, aqui está o que você deve priorizar e causar o maior impacto na entrevista de emprego.
1. Mostre seu histórico de sucesso
Uma das primeiras coisas que você precisa comunicar é seu sucesso em trabalhos anteriores. No clima atual, os recrutadores apostam em pessoas que tiveram grandes realizações. Esteja pronto para compartilhar exemplos do que você fez e como essas ações geraram impacto. Evite falar apenas sobre seus cargos anteriores e certifique-se de compartilhar o que você conquistou neles. Se você puder mostrar seu impacto em números, melhor ainda.
Mesmo que sua experiência tenha sido limitada, você pode falar sobre o que fez. Talvez você tenha tido apenas um ou dois empregos, mas expandiu a influência da marca em seus esforços nas redes sociais, melhorou a conexão do seu departamento com outros funcionários e resolveu com um problema importante que exigia trabalho em equipe. Pense nos resultados que você gerou, não apenas nas atribuições do seu cargo.
Compartilhe o desafio que você enfrentou, a tarefa pela qual você foi responsável, a ação que você fez e o resultado que você gerou. Enfatize seus resultados individuais, mas também demonstre como colabora, comunica e constrói relacionamentos fortes. Lembre-se de que contar histórias será mais memorável para os entrevistadores.
2. Fale sobre seu valor futuro
Você também deve falar sobre seu valor futuro para a organização. Os líderes querem contratar alguém que tenha grande parte das habilidades necessárias, mas também querem investir em alguém que agregue valor a longo prazo. No mundo de hoje, isso significa pessoas que podem aprender, crescer, se adaptar às novas circunstâncias.
Seja claro sobre o seu desejo de contribuir com a empresa agora e de se desenvolver ao longo do tempo – adaptando-se às necessidades da sua função à medida que os mercados, os clientes e a concorrência mudam.
3. Mostre interesse na posição
Uma bandeira vermelha para um entrevistador é quando a pessoa fala muito sobre seu interesse na empresa e não o suficiente sobre seu interesse no trabalho. Você precisa fazer as duas coisas. Os gerentes não querem contratar alguém que está apenas procurando um pé na porta ou um trampolim para outra função. Eles querem saber se você está genuinamente interessado na vaga que buscam preencher.
Fale sobre o que você entende sobre as funções da vaga e como você se encaixa nela. E faça perguntas para não parecer presunçoso. À medida que você aprende sobre isso, responda com franqueza sobre o que a torna interessante para você e como você pode ter um impacto positivo.
Mostre também que você está interessado em crescer com a organização. Evite simplesmente dizer “eu admiro sua empresa”. Mostre que se preparou e tem conhecimento por meio de perguntas e referências à cultura, aos produtos, aos clientes dela.
4. Fale sobre suas habilidades
Também esteja pronto para falar sobre suas habilidades. Não faça isso listando-as, mas contando histórias que demonstrem seus talentos e como você os coloca em prática. Os empregadores estarão atentos tanto aos seus soft skills, como comunicação ou trabalho em equipe, quanto às hard skills, como negociação ou habilidades em línguas estrangeiras.
Dê exemplos de como sua flexibilidade, resiliência e abertura para novos aprendizados permitiram que seu chefe expandisse suas responsabilidades quando a organização enfrentava um problema difícil e precisava de mais pessoas alocadas para desenvolver uma inovação. Fale sobre como você demonstrou inteligência emocional e empatia ao fazer perguntas, ouvir e apoiar um membro da equipe durante um desafio na vida dele.
Algumas das habilidades mais procuradas atualmente – que os empregadores mais procuram – são pensamento crítico, design thinking, curiosidade, criatividade e habilidades de solução de problemas. Essas competências também incluem comunicação, empatia, escuta, resiliência e flexibilidade. Além disso, os líderes de contratação desejam que você tenha habilidades organizacionais e de gerenciamento de projetos, bem como atenção aos detalhes. Considere também como você pode demonstrar suas habilidades digitais, de design ou analíticas, bem como suas habilidades em negociação, redação e idiomas estrangeiros.
Planeje as histórias que você contará, garantindo que cada exemplo seja conciso e incorpore algumas dessas habilidades.
5. Transmita profissionalismo
Como você está contando muitas coisas sobre você e seu interesse na vaga e na empresa, você também precisa estabelecer um relacionamento com o entrevistador. Seja confiante, mas também curioso. Prepare perguntas e ouça atentamente as respostas a elas. Dê toda a sua atenção ao entrevistador. Tenha um tom profissional, mas uma maneira fácil de comunicar sua autenticidade.
Você está dando o seu melhor, mas lembre-se de ser você mesmo. Os gerentes de recrutamento vão pensar na sua adequação à empresa, e você deveria fazer o mesmo. Seu maior sucesso e sua maior contribuição vão acontecer quando você encontrar a melhor combinação entre você, seu trabalho, seu chefe e a empresa.
*Com informações do site Forbes