A SpaceX vai receber US$ 69 milhões da Nasa para deviar um asteroide de sua rota original. A missão, chamada de Teste de Redirecionamento do Asteroide Duplo (DART, na sigla em inglês), vai usar uma técnica conhecida como impacto cinético, que envolve enviar um foguete em alta velocidade para bater em um asteroide.
Se for bem-sucedido, o foguete irá alterar o trajeto inicial do asteroide. A Nasa já fez isso, em escala menor, na missão Deep Impact, de 2005.
O objetivo do projeto Dart é reduzir o tempo de reação necessário para lidar com um impacto catastrófico de um asteroide, diz o site especializado The Next Web. Atualmente, a Academia Nacional de Ciências dos EUA projeta que seriam necessários dois anos para redirecionar um pequeno asteroide em rota de colisão com a Terra. Para objetos maiores, o tempo poderia chegar a 20 anos.
Como não há muitos dados disponíveis, não está claro se o impacto cinético seria eficaz em um asteroide maior. Em junho de 2021, quando deve ser iniciada a missão, estaremos mais perto de saber. O plano é lançar um foguete Falcon 9 e interceptar a lua do asteroide Didymos em outubro de 2022. Nessa data, o objeto estará a 11 milhões de quilômetros da Terra.