De março a agosto deste ano, o Ministério da Educação (MEC) registrou um salto significativo de aprendizagem no ciclo de alfabetização entre estudantes do 1º e 2º anos do ensino fundamental em língua portuguesa.
O MEC divulgou, nesta terça-feira (18), os resultados da segunda avaliação formativa, medida que integra uma das ações propostas pela Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens na Educação Básica. As avaliações dos estudantes são realizadas por meio da Plataforma de Avaliações Diagnósticas e Formativas do MEC.
Entre os estudantes do 1º ano do ensino fundamental, o aumento foi de 30% na proficiência média em língua portuguesa. Ou seja, em março de 2022, os estudantes atingiram uma média de 137 pontos. Já em agosto, foram 179 pontos. Isso significa que, os estudantes do 1º ano apresentaram um desempenho esperado para estudantes do 3º ano. Entre os alunos do 2º ano do ensino fundamental, o registro foi de uma média de 154 pontos em março para 178 pontos em agosto, um salto de 15,5% na proficiência em língua portuguesa.
Evento on-line
O ministro da Educação, Victor Godoy, participou da abertura do evento que contou com a presença do secretário-executivo do MEC, José Barreto; dos secretários de Alfabetização e da Educação Básica do MEC, Carlos Nadalim e Mauro Rabelo; do presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Luiz Miguel; da representante do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Universidade Federal de Juiz de Fora, Lina Kátia Mesquita de Oliveira, e da representantes do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Leuzinete Pereira.
Além das apresentações dos dados da segunda avaliação formativa, a partir desta terça-feira (18), o MEC dá início à terceira fase. Os cadernos de testes com os estudantes também já estão disponíveis na plataforma.
Durante as discussões desse ciclo, serão realizados encontros virtuais que ocorrerão semanalmente e seguirão até o final do mês de outubro apresentando ações que estão disponíveis para todas as redes e escolas brasileiras, no qual auxiliarão no processo de recuperação das aprendizagens.
Ciclos de avaliações
Em cumprimento ao esforço para a recuperação das aprendizagens, o Ministério da Educação criou a Plataforma de Avaliações Diagnósticas e Formativas, em apoio às redes educacionais na retomada das aulas presenciais, no contexto da pandemia. A rede de ensino fundamental e médio pode utilizar a ferramenta para a implementação de avaliações, interpretação de resultados e disponibilização de infraestrutura tecnológica dimensionada para fortalecer o ensino no país.
As avaliações realizadas por meio da plataforma possibilitam a realização de diagnósticos quanto ao nível de aprendizagens de alunos que cursam os anos iniciais (1º ao 5º ano) e anos finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental, bem como estudantes do ensino médio. Em 2022, foram disponibilizados quatro ciclos de avaliação, permitindo o acompanhamento do desempenho dos estudantes bimestralmente.
Ferramentas
As Avaliações Diagnósticas e Formativas são algumas das ações do MEC com foco na recuperação das aprendizagens e na alfabetização de crianças no país. Por meio do Programa Tempo de Aprender, são disponibilizados cursos para docentes e gestores com foco em alfabetização, recursos do PDDE Alfabetização, bem como disponibilização de ferramentas tecnológicas que auxiliam no processo de ensino e aprendizagem, como o Sistema Online de Recursos para a Alfabetização – Sora e o GraphoGame Brasil.
O aplicativo GraphoGame Brasil tem por objetivo auxiliar os estudantes da pré-escola e dos anos iniciais do ensino fundamental a aprender as relações entre letras e sons e a ler suas primeiras sílabas, palavras e frases, por exemplo. O GraphoGame Brasil é uma das ações que integram o eixo dois, “Apoio pedagógico e gerencial para a alfabetização”, do Programa Tempo de Aprender.
Em relação às formações continuadas, disponibilizadas por meio do eixo “Formação continuada de profissionais da alfabetização” do Programa Tempo de Aprender, destacam-se os cursos Práticas de Alfabetização (com mais de 500 mil cursistas) e Alfabetização Baseada na Ciência – ABC, (com mais de 260 mil cursistas).
*Com informações do site gov.br