(Foto: Reprodução)

Mercado do “aluga-se tudo” em alta

O mercado de locação de produtos e serviços vem apresentando um crescimento expressivo, impactando ativamente diversos nichos, ditando tendências e transformando o comportamento das pessoas. A lógica desse mercado que vem se popularizando em todo país consiste em adquirir bens e serviços com o menor valor econômico.

Na onda do “aluga-se tudo”, há dois anos a empreendedora Giovanna Maria resolveu fazer a economia circular e deu início ao espaço Loc Baby Manaus. A empresa atua com aluguel de brinquedos de bebê e artigos infantis em Manaus.

Segundo ela, a ideia surgiu na pandemia. Entre diversas situações ela e a sócia pensaram muito sobre o consumo consciente, e de como vale muito mais a pena você alugar do que comprar, são testes feitos pra tudo dar certo. “Todos os nossos brinquedos são importados, então variam entre R$ 600 a R$ 3 mil para compra, ainda falando do brinquedo/itens úteis de 3 mil (cadeira mamaroo), você aluga no valor de R$ 230 por 30 dias. Então ao invés de você pagar por algo que seu bebê talvez nem se adapte, ou um produto que toma espaço enorme da casa, você testa de fato antes de comprar se for o que você quer, se não, você devolve e já economizou bastante. Dessa forma nós ajudamos também o meio ambiente”, detalhou ela.

A loja física fica dentro do espaço Mamativa em Manaus, loja materna colaborativa de mães empreendedoras. “Então temos o conceito também.  A locação vai depender da situação do cliente, as mães e pais têm diversos tipos de desafios no dia, então fazemos de tudo para que fique um pouco mais prático”.

Por fim, ela garante que alugar é mais vantajoso, por se tratar do produto certo, para a idade certa, com sustentabilidade e economia.

A autônoma Mônica Vieira, viu o mercado como oportunidade para garantir uma renda extra. Alugar alguns itens que já não usava com tanta frequência foi o primeiro passo. Ao invés de vender uma caixa de som que só ocupava espaço, ela resolveu entrar no ramo de locação. “O primeiro aluguel foi para um familiar. Depois que eu percebi algo rentável, passei a locar para outras pessoas e visei outros itens. Eu já aluguei uma batedeira, uma escova rotativa e uma cafeteira. A verdade é que eu comecei esse processo há poucos meses, mas tem dado tão certo que eu pretendo criar um perfil e divulgar nas redes sociais”, contou ela.

O consultor de empreendedorismo, Carlos Oshiro, explicou que hoje há um conceito sob a nova forma de se fazer negócios, ou seja, as pessoas querem ter experiências dentro de novos modelos. “A situação de adquirir ou comprar um produto, por exemplo,  hoje você pode alugar”. Ele cita os principais exemplos. “O jovem de hoje, ao invés de querer comprar um carro novo, prefere o transporte por app ou alugar. Hoje, quem tem um apartamento na praia tem o custo da manutenção, sendo muito melhor utilizar o processo de aluguel por temporada em qualquer lugar do mundo. Máquinas de café expresso, por exemplo,  vem substituir o café tradicional de bule ou de garrafa térmica. As empresas alugam essas máquinas entregando uma experiência melhor para colaboradores e clientes sem custo de manutenção.  A grande vantagem do aluguel é justamente essa”, exemplificou.

Serviços

Alguns exemplos que se tornaram cada vez mais recorrentes na lista de serviços dentro desse segmento de mercado. Considerado nova economia o aluguel de quartos e/ou imóveis também entram nesse ritmo e ganham força com AirBnb. São os aluguéis de espaços para quem precisa de hospedagem. Muita gente já ouviu falar da plataforma, que permite que os proprietários aluguem locais para este fim.

Dentro desse modelo de negócio, o arquiteto Roberto Moita, resolveu investir na modalidade após uma experiência em 2015 onde conheceu o formato pela primeira vez  fora do Brasil. “São milhares de imóveis espalhados pelo planeta, disponíveis -desde quartos simples, cabanas na mata, apartamentos em grandes cidades mundiais,  casas pequenas até imóveis de grande porte em localizações especiais, tudo num aplicativo em que você planeja, reserva, gerencia  e paga sua estadia no celular”, disse ele.

Localizada na área do Tarumã, com uma estrutura projetada para curtir uma experiência  de convívio total com a natureza, ele conta que o local não possui ar-condicionado, Wi-Fi e nem televisores. “As janelas são todas de telas mosquiteiras. Temos piscina e praia natural conectadas às águas do rio Tarumã. São mais de 500 árvores preservadas no nosso imóvel. A ideia foi executar uma arquitetura única e conectada à natureza, buscando a essência dos espaços e tecnologias e colocando-as a serviço das pessoas”, descreveu.

Há sete anos com o projeto ativo dentro do conceito Superhost, ele conta que o local já recebeu mais de 100 grupos de hóspedes. “Fomos conhecendo aos poucos o perfil do hóspede que se alinha com o nosso lugar, suas características e conceito. É um tipo de viajante que gosta de sossego e contato com a floresta, seus sons e cheiros, sua luz e sombras. Em geral, viaja com a  família e amigos. Mas já recebemos casais em lua de mel e mesmo casais que vieram apenas observar pássaros de migração que passam por Manaus em certas épocas do ano vindos do hemisfério Norte”.

Sob o ponto de vista dos investidores, ele destaca que a opção também tem se mostrado bastante atraente, mas declarou que aluga ocasionalmente, já que o propósito é apenas compartilhar com pessoas que apreciam lugares como estes. “Ele dá uma receita compatível com o que a gente pretende. No nosso caso, a gente entrou na plataforma para compartilhar uma experiência da nossa casa com hóspedes especiais que tenham  nossa mesma visão. Porém a AirBnb pode ser gerida para rentabilizar imóveis, sobretudo os urbanos e de alto giro de hospedagens”, frisou.

O aluguel de carros por assinatura também entra nessa tendência. Conforme o representante da Abla-Amazonas (Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis) e diretor-executivo da Reche Frotas, Sidney Galdeano, afirmou que a super valorização do usado e a dificuldade  do faturamento do carro 0km que reflete no mercado automotivo, faz com que a modalidade fosse ainda mais atrativa.
Segundo ele, a modalidade tem caído no gosto dos amazonenses e feito a procura pelos serviços aumentar em 20% somente no ano passado.

O Amazonas segue tendência demonstrando que os serviços de carros por assinatura configuram adesão significativa. “A modalidade continua em crescimento, principalmente pelos seguintes fatores: as locadoras têm conseguido melhorar seu volume de compra zero km, e reduzir o prazo de entrega para os veículos.O aumento da taxa de juros para financiamento de veículos impactado na venda e o consumidor ao fazer a comparação com o carro por assinatura, entende que este último é muito mais econômico, produtivo e vantajoso”, apontou  o diretor-executivo da Reche Frotas, Sidney Galdeano.

Vale destacar que no carro por assinatura, em vez de adquirir um veículo próprio, a pessoa o aluga por um, dois ou até três anos. Ao final do contrato, pode renovar a assinatura para ter outro veículo novo na garagem. “Junto a isso, o cliente acabou descobrindo, experimentando e aprovando benefícios extras como os de deixar de ter preocupação e gastos com seguro, manutenção, revisões, tributos e, principalmente, com os desgastes que tinha na hora de vender o próprio carro”.

*Com informações do site Jornal do Commercio

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