A ferramenta disponibiliza respostas com números atualizados e informações sobre a educação superior
OMinistério da Educação (MEC), por intermédio da Secretaria de Educação Superior (Sesu), lança nesta quarta-feira, dia 1º/09, às 15h, no auditório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o ‘Universidade 360° ─ Observatório da Educação Superior’, uma plataforma que fornece transparência de dados por meio de informações integradas das Instituições Federais de Educação Superior (Ifes), disponibilizando indicadores acadêmicos, orçamentários e de gestão de pessoas das universidades federais. O evento será transmitido ao vivo pelo canal do MEC no YouTube, com a participação do ministro de Estado da Educação, Milton Ribeiro, do secretário-executivo, Victor Godoy, e do secretário de educação superior, Wagner Vilas Boas, e demais representantes do projeto.
Com o objetivo de informar à sociedade com transparência e praticidade, bem como auxiliar os gestores na tomada de decisões, a plataforma oferece, ainda, condições para que toda sociedade possa buscar informações sobre a oferta de ensino de graduação e pós-graduação, número de vagas, quantitativo de matrículas, indicadores de desenvolvimento acadêmico das universidades federais, da qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação, por meio de filtros dinâmicos e integrados.
O lançamento da plataforma fortalece a governança das instituições e o apoio à comunicação organizacional dos resultados da Rede Federal de Educação, além disso, permite ao cidadão o acompanhamento das atividades e prestação de serviços públicos da Rede Federal de Educação sobre informações acadêmicas, orçamentárias e de gestão de pessoas. A plataforma oferece uma abordagem analítica e contextualizada em relação aos indicadores. Ademais, facilita o gerenciamento proativo, fornecendo dados como ativos de referência para estudos técnicos, pesquisas científicas, planejamento e aperfeiçoamento de políticas públicas.
A plataforma tem, portanto, a capacidade de disponibilizar respostas com números atualizados, oferecendo um contexto de informações sobre a educação superior, além de atividades acadêmicas que envolvem as Ifes. A ferramenta apresenta informações a partir do Censo da Educação Superior, da Plataforma Sucupira e Coleta Capes; dados orçamentários oriundos do Tesouro Gerencial, do Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (Siop), do Portal de Orçamento Siga Brasil; e, de gestão de pessoas a partir do Painel Estatístico de Pessoal (PEP) e do Portal da Transparência.
Em relação à área orçamentária, a plataforma apresenta os dados atualizados sobre o orçamento das instituições de ensino superior, incluindo recursos disponíveis, uma linha do tempo dos gastos realizados, dos recursos da Lei Orçamentária Anual (LOA) e dos recursos empenhados e utilizados pela Rede Federal de Educação. Além disso, a modelagem da ferramenta prevê a redução de gastos do MEC, já que é estável e reduz os custos de suporte, oferecendo assim, oportunidades de reutilização dos recursos para iniciativas futuras.
Com a abordagem em Big Data Analytics, a plataforma evita o retrabalho e o desperdício de esforço para coleta, armazenamento, proteção e acesso a dados, reduz o risco e o conflito de informações, aumenta a produtividade e a vantagem competitiva das equipes de gestão das Instituições Federais de Educação Superior. Além disso, garante a redução de custos para uma melhor coordenação de programas e serviços do governo.
Sobre a ferramenta
O Universidade 360° ─ Observatório da Educação Superior surgiu em 2020 com o apoio de várias universidades e demais colaborações de pesquisadores. É uma solução de Gestão Analítica desenvolvida pela Secretaria de Educação Superior (Sesu) em parceria com a Rede Data Science BR (DSBR), rede de pesquisa em ciência de dados liderada pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) em cooperação com pesquisadores da Ufopa, UFV, UFPE e Ufes. A Rede Data Science BR (DSBR) desenvolve soluções em abordagem Big Data para produção de conhecimento analítico sobre transparência e governança da gestão pública.
Com informações do Ministério da Educação
Fonte: Governo do Brasil