Cursos da área de tecnologia devem ser oferecidos, em parceria com a Google e Microsoft, para alunos da rede municipal de ensino.
O primeiro Centro Educacional de Tecnologia e Robótica da Amazônia foi inaugurado nesta sexta-feira (30), no município de Maués, no interior do Amazonas. No local, cursos da área de tecnologia devem ser oferecidos para os alunos da rede municipal de ensino.
O Centro conta com quatro salas de aula estruturadas com equipamentos de tecnologia que devem tornar o aprendizado mais didático. Os equipamentos e os métodos de ensino foram disponibilizados em uma parceria entre as empresas Google e Microsoft e a prefeitura do município.
Segundo o diretor de projetos do Instituto de Tecnologia Educacional de Maués, Weydsom Fonteles, mais de 95 cursos de áreas da tecnologia, como programação, robótica, software, hardware e redes sociais, devem ser oferecidos para cerca de 800 alunos da rede municipal.
O Centro conta com quatro salas de aula estruturadas com equipamentos de tecnologia que devem tornar o aprendizado mais didático. — Foto: Patrick Marques/G1 AM
Centro de Tecnologia e Robótica tem equipamentos tecnológicos para cursos aos alunos da rede municipal. — Foto: Patrick Marques/G1 AM
Fonteles explicou, ainda, que as aulas dos cursos serão ministradas com equipamentos de alta tecnologia, como um quadro interativo. Através dele, o professor poderá passar o conteúdo com uma caneta especial e o material é transmitido em tempo real para os computadores dos alunos.
Uma das salas do Centro será dedicada a aulas de robótica. Nela, os estudantes devem aprender desde a montagem dos robôs, até a programação em computadores, para que eles façam movimentos a partir de comandos.
“Ao final do ciclo que vão fazer aqui, ele (aluno) vai ter várias capacitações profissionais. Quando ele terminar o nono ano e for para o ensino médio, já terá uma introdução do que pode fazer. Ele não vai chegar perdido no ensino médio e vai ter uma noção do que vai seguir na carreira profissional dele. Essa é a ideia do centro educacional de tecnologia e robótica de Maués”, disse.
Aulas dos cursos serão ministradas com equipamentos de alta tecnologia, como um quadro interativo. — Foto: Patrick Marques/G1 AM
O profissional de T.I. Matheus Barbosa já tem experiência na área, mas acabou tendo a oportunidade de aprender novas tecnologias, como a programação de uma impressora 3D, durante a instalação dos equipamentos do Centro.
“Eu vim fazer uma visita aqui e acabei conhecendo coisas novas. Já tinha o conhecimento de algumas coisas que vão ser desenvolvidas aqui e outras coisas foram surpresa, como a impressora. Já ter o conhecimento e poder desenvolver mais ainda foi ótimo”, afirmou.
Além de gerar cursos para os estudantes, segundo Fonteles, a ideia é que, no futuro, o espaço também ofereça oportunidades para os moradores de Maués.
Alunos participarão de cursos de robótica para aprenderem a montarem e programarem robôs. — Foto: Patrick Marques/G1 AM
Fonte: G1 AM