Considerada a maior conferência do Brasil e da América na abordagem da linguagem de programação Python, Manaus sediará a edição 2022 do ‘Python Brasil’ entre os dias 17 a 23 de outubro. Durante os seis dias de atividades, os participantes terão acesso a palestras e treinamentos sobre Python com especialistas na área, em módulos divididos do básico ao avançado.
Além disso, os inscritos poderão atuar no desenvolvimento de projetos de código aberto e ampliar a rede de networking com outros profissionais e empresas especializadas em tecnologia.
Divididos em dois planos de ação, os dias 17 a 19 serão direcionados a realização de tutoriais e trilhas de conhecimento. As atividades serão realizadas na Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA) e no espaço Samsung Ocean Manaus, ambos localizados na av. Darcy Vargas, zona Centro-Sul. Já nos dias 20 a 23, o Python Brasil inicia a rodada de palestras no Centro de Convenções Vasco Vasques, na av. Constantino Nery.
Uso do Python
Em alta nos mecanismos de busca nos últimos anos, o Python é uma linguagem de programação que pode ser utilizada nas mais variadas aplicações e nichos de trabalho, como desenvolvedores web/mobile, pesquisadores de IA e analistas de dados.
A linguagem é gratuita (open source) e sua projeção buscou a praticidade no uso e na leitura. Com menos códigos para execução de tarefas, o Python se baseia em 19 princípios fundamentais durante suas aplicações.
Na prática, a adoção da linguagem permite automatizar tarefas repetitivas, monitoramento de redes sociais, criação de jogos e ferramentas de estatísticas, por exemplo. Ao redor do mundo, grandes empresas como Uber, Spotify e Dropbox utilizam o Python em seus aplicativos e funcionalidades disponíveis aos clientes e assinantes.
Participação do INDT
Um dos patrocinadores do evento, o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT) apresentará na segunda-feira, 17, às 16h30, no espaço Samsung Ocean, os resultados e metodologias de criação de produto usada pela empresa. Quem apresentará este tutorial será o time de tecnologia chamado ByteMe, que atua junto desde 2017.
Com o tema “Como a cultura de Discovery aumenta a percepção de valor”, o conteúdo da apresentação abordará a experiência do usuário com o produto, as fases de criação e a validação de soluções técnicas, presente na idealização de ações que fazem parte do Discovery Continuous (descoberta contínua).
De acordo com uma das palestrantes, a product designer BrunnaTalita, o uso do Discovery Continuous permite aos desenvolvedores de um projeto que compreendam a fase de descoberta com mais praticidade.
“O Discovery é fundamental para que haja entrega de valor para o usuário, sem deixar de lado aspectos como satisfação do cliente e boas escolhas de negócios, pois estas são essenciais para o sucesso do produto com resultados alinhados a estratégia da empresa”, afirma.
Na opinião de Ádria Afonso, também product designer e que participará da apresentação, empresas que não colocam em prática o Discovery Continuous ficam para trás no mercado. Ela destaca a importância de valorizar o usuário e sua experiência com os produtos de uma empresa.
“O uso é muito comum e você encontra em startups e empresas que se preocupam com a experiência do usuário. Cada projeto é um projeto e o nosso papel enquanto product designer é ver qual ferramenta é necessária para aquela situação”, diz.
Estande
A partir do dia 20, quinta-feira, o INDT terá um estande em funcionamento no Vasco Vasques. No espaço, os visitantes terão acesso às iniciativas promovidas pela empresa no ramo da pesquisa e tecnologia, além disso, cursos de qualificação técnica promovidos pelo braço educacional do INDT, o INDT Tech Training (ITT), serão ofertados. O estande funcionará entre os dias 20 a 22, de 9 às 18h30, e no dia 23, de 9h à 16h.
Inscrições
As inscrições para o ‘Python Brasil’ estão disponíveis no site do evento (https://2022.pythonbrasil.org.br/) até o dia 17. Com ingressos a partir de R$ 135, os participantes terão acesso aos espaços com atividades e palestras em todos os dias.
A programação completa com os cursos e locais de palestras pode ser consultada nesse link.