Manaus se destaca como o principal centro de inovação da região Norte, são 47 startups, o que corresponde a um terço das 139 startups mapeadas na região. A capital amazonense supera cidades como Macapá, com 22 startups, e Belém, com 21.
Esse desempenho coloca o Amazonas na liderança regional, com 33,8% das startups do Norte, seguido pelo Pará, com 20,9%, e pelo Amapá, com 17,3%.
Os dados fazem parte do último Mapeamento do Ecossistema Brasileiro de Startups, realizado pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups).
Em Manaus, as startups se concentram principalmente nos setores de serviços financeiros (fintechs), educação (edtechs), recursos humanos (HRtechs) e saúde e bem-estar (healthtechs).
No perfil de negócios, as empresas de Manaus mostram maior aderência a modelos de venda direta, que correspondem a 26,1% do total.
Outros modelos em destaque são os de SaaS (Software como Serviço), com 21,7%, e os baseados em taxas sobre transações, com 15,2%.
Quanto ao público-alvo, a maioria das startups amazonenses foca em atender empresas (B2B), que representam 51,1% do mercado. Já o modelo B2B2C, que combina empresas e consumidores finais, corresponde a 38,5%.
Embora a região Norte ainda represente apenas 4,6% das startups no Brasil, a concentração em Manaus reflete o potencial de inovação e desenvolvimento do ecossistema na capital amazonense.
Fonte: Real Time 1.