Até sábado (29), São Paulo recebe a 28ª ABF Expo Franchising 2019, maior feira de franquias do mundo. O evento reunirá 400 marcas expositoras no Expo Center Norte – sendo que, dessas, 135 são novas.
Entre as novidades do evento, um Boulevard de Microfranquias, que reunirá mais de 40 redes que pedem dos franqueados um investimento inicial entre R$ 20 e R$ 90 mil.
Espera-se que o evento atraia mais de 60 mil pessoas interessadas em empreender – algo que o aumento do desemprego tem estimulado. O setor de franquias teve crescimento nominal de 7% no 1º trimestre de 2019 – superior aos 5,1% registrados no mesmo período do ano passado. O faturamento também subiu, passando de R$ 38,762 bilhões para 41,464 bilhões.
Considerando-se os últimos 12meses, o crescimento foi de 7,5%, é o que revela a última pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Franchising (SBF).
“Dois fatores contribuíram com o desempenho do setor. O ritmo mais forte de expansão em 2018 e de janeiro a março de 2019, associado a definição do quadro eleitoral e a um mercado de trabalho desaquecido, e a alguns movimentos positivos no varejo alavancados por um consumidor menos retraído. O crescimento do setor reflete também os ajustes realizados pelas redes nos últimos três anos, principalmente a busca por mais eficiência, o desenvolvimento de modelos de negócio mais enxutos e a diversificação de canais de venda, linhas de produtos e consumidores”, diz o presidente da ABF, André Friedheim.
De acordo com a ABF, os segmentos do franchising que mais cresceram no primeiro trimestre de 2019 foram Casa e Construção (12,9%), Serviços Automotivos (12,7%), Comunicação, Informática e Eletrônicos (9,7%), Serviços e Outros Negócios (9,6%) e Saúde, Beleza e Bem Estar (9,2%).
Fonte: Destak Jornal