Jovem de 17anos fatura revendendo tênis raros

A popularidade dos tênis em edições limitadas transformou alguns sapatos em objetos de desejoSrijan Sharma, um nova-iorquino de 17 anos, tornou-se um empreendedor quando percebeu a oportunidade de vender seus tênis colecionáveis. Ele afirma que já vendeu um par por US$ 14 mil (R$ 53,9 mil).

Sharma compra diversos pares dos tênis mais desejados do momento e os revende com grandes margens de lucro.

Um par que comprado por US$ 200 (R$ 770), por exemplo, vira uma venda de até US$ 1,5 mil (R$ 5,7 mil) nas mãos do jovem.

Tudo começou quando, ainda no colégio, Sharma comprou um tênis colecionável da Nike. O jovem sabia que poucos pares do sapato eram vendidos por ano – e ele logo percebeu que a revenda desses itens era comum na internet. Ele decidiu, então, entrar nesse mercado.

A estratégia no início era acampar do lado de fora das lojas para comprar as edições limitadas. Mas ainda era difícil convencer seus pais de que aquilo realmente era um negócio. “Uma vez eu pedi para o meu me levar para Manhattan para buscar um tênis muito procurado e ele ficou relutante”, afirmou Sharma em uma reportagem publicada pela Universidade Wharton. “Ele ficou surpreso quando eu vendi, em poucos minutos, o par que eu tinha comprado por US$ 230 (R$ 885) por US$ 900 (R$ 3,5 mil)”.

Mas logo esse método se tornou impossível e ele começou a comprar os calçados pela internet. O jovem comprou um programa de computador que, segundo ele, investigava sites de tênis e comprava os sapatos mais rápido do que qualquer pessoa conseguiria.

O estoque, que fica no seu quarto, pode chegar a 40 pares, dependendo da quantidade de lançamentos. “A maioria eu vendo antes mesmo de eles chegarem até mim”, disse. “A fórmula para o sucesso comercial é bem simples – comprar por pouco e vender por muito.”

Segundo ele, seu maior erro é vender tênis antes do que deveria – ele poderia lucrar mais se esperasse um tempo maior antes de comercializá-los. “Meu trabalho é parecido com o de mercados de ação. Há momentos mais apropriados que outros para fazer negócios”, afirmou.

O jovem usa as redes sociais – principalmente o Twitter e o Instagram – para fazer negócios. Depois de comprar um par, ele posta fotos na sua conta e logo recebe respostas com as propostas e negociações. “Eu nem preciso de um site”, disse.

Hoje em dia, ao comprar os tênis, Sharma compra três ou quatro pares para vender e um para ele mesmo. “Em de brincar de videogame, eu estou investindo meu tempo em desenvolver meu negócio”, disse o jovem.

Fonte: PEGN

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