O senador Izalci Lucas (PSDB-DF), em pronunciamento no Plenário, nesta segunda-feira (9), manifestou preocupação com a situação da educação no país. Segundo o senador, as metas do Plano Nacional de Educação não foram alcançadas. Ele fez críticas à atual administração pública, enfatizando a importância de um maior controle e objetivos mais definidos na área educacional.
“Em 1998, já tínhamos conseguido 98% dos jovens da educação fundamental na escola. Houve um retrocesso grande e temos o desafio de colocar, ainda, as crianças nas escolas”, afirmou.
Izalci também destacou a carência de infraestrutura na área da educação, a ausência de estímulo ao empreendedorismo nas escolas e as dificuldades para aprovar medidas de apoio às startups e à pesquisa. O parlamentar apontou retrocessos na busca pela universalização do ensino básico e pré-escolar, bem como questões relacionadas à qualidade do ensino.
Além disso, o senador ressaltou a importância de disponibilizar recursos adequados para setores como ciência, tecnologia e cultura, mencionando os desafios enfrentados pela Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) que é, de acordo com o senador, uma organização social qualificada pelo poder público federal que, desde 2013, apoia instituições de pesquisa tecnológica fomentando a inovação na indústria brasileira.
*Com informações do site Agência Senado