De acordo com o Relatório de Gestão Integrada da Suframa, os investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) relacionados à Lei nº 8.397/1991, em 2024 alcançaram R$ 1,5 bilhão, mantendo uma trajetória de crescimento desde 2014, quando o valor foi de apenas R$ 0,5 bilhão.
O gráfico histórico (Gráfico 13) extraído do relatório mostra um aumento considerável nos investimentos desde 2014. A evolução dos números evidencia que, enquanto os valores iniciais eram modestos, o comprometimento das empresas tem se intensificado a cada ano.
Impacto no setor e desafios futuros
A obrigatoriedade de investir em inovação continua sendo um fator essencial para garantir a competitividade das empresas, especialmente em um cenário em que a inovação é o principal motor da economia.
Entre os principais resultados técnicos, o Brasil, como líder no número de patentes, aumentou suas participações, com o número de patentes depositadas no Brasil crescendo de 1 para 2 entre 2021 e 2022.
Este avanço reflete não apenas o fortalecimento da inovação no setor, mas também a capacidade de atender à demanda global por tecnologias sustentáveis e eficazes, essenciais para a competitividade do mercado da Zona Franca.
Contudo, a leve queda registrada em 2023 e 2024 em comparação aos anos anteriores (2014-2022), ressalta a necessidade de contínuas estratégias de fomento à inovação, para que o setor possa avançar com maior competitividade.
Fonte: Real Time 1.