Até 40 startups serão selecionadas para participar da missão virtual que acontece de 05 de outubro a 18 de dezembro de 2020
Até o dia 13 de setembro, startups brasileiras interessadas em fazer uma imersão no ecossistema de inovação da Colômbia podem se candidatar a uma das 40 vagas abertas para a Missão Virtual do Ciclo Bogotá-Medellín do StartOut Brasil, programa de internacionalização de startups do Governo Federal.
Durante a Missão Virtual, cujas atividades serão 100% online e que ocorre de 05 de outubro a 18 de dezembro de 2020, as empresas selecionadas receberão capacitação para internacionalização e terão contato com importantes players do mercado colombiano por meio das seguintes atividades:
- Mentoria coletiva de mercado: capacitação por meio de apresentações online realizadas com especialistas do mercado colombiano;
- Webinars com players do mercado: conferências digitais com agentes do mercado de destino para a exposição do ecossistema de inovação local e seu ambiente de negócios;
- Tech-mentorship: mentorias técnicas multissetoriais de negócios com o objetivo de oferecer feedback sobre a solução tecnológica das startups para o mercado internacional;
- Agenda de negócios virtual: uma equipe de consultoria de “matchmaker”, sediada na Colômbia, ajudará no agendamento de encontros de negócios online entre os participantes da missão e possíveis clientes, parceiros ou outros players relevantes do mercado;
- Sprint de internacionalização – parte I: cada empreendedor passará por uma mentoria individual com um especialista em internacionalização de empresas que os ajudará no desenvolvimento de um Plano de Expansão Internacional para o mercado de destino;
- Pitch feedback online: nesta ocasião, as startups se apresentarão digitalmente para um grupo qualificado de investidores do país de destino, que farão sugestões de como adaptar os pitchs para o ambiente de negócios colombiano;
- Demoday online: para finalizar, os empreendedores terão a oportunidade de apresentar seus pitchs para uma banca de investidores e aceleradoras do país de destino com o intuito de gerar conexão e ajudar os negócios.
“As incertezas geradas pela crise da COVID nos trouxeram uma oportunidade de reinventarmos a política pública e aprimorarmos o programa. E, nesse contexto, o principal desafio foi organizar uma missão de imersão na Colômbia totalmente virtual, para conectar as startups a atores do ecossistema de inovação colombiano, criando valor e reais oportunidades para as empresas participantes”, comenta Rafael Wandrey, Coordenador-Geral de Empreendedorismo Inovador e Novos Negócios da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia.
Os 15 negócios que se destacarem na missão virtual passarão para a segunda etapa, prevista para ocorrer de janeiro a março de 2021. Nesta, os empreendedores contarão com atividades online, como mentorias com players de mercado, e presenciais, como treinamento de pitch, participação em workshop de preparação para a missão (warm-up), missão internacional de imersão no ecossistema de inovação da Colômbia, interação com prestadores de serviços do país, apoio de matchmaker, possibilidade de apresentação do negócio para investidores e networking com executivos locais.
A realização dessa etapa será confirmada em 08 de janeiro de 2021 de acordo com a progressão da situação provocada pela crise mundial na saúde.
Candidatura
Startups brasileiras maduras com foco em expansão e internacionalização com o produto/serviço finalizado para comercialização e que estejam faturando ou que já receberam algum tipo de investimento, podem se inscrever para o Ciclo Bogotá-Medellín do StartOut Brasil pelo site do programa. A lista com as startups selecionadas para participar da Missão Virtual será divulgada em 2 de outubro de 2020.
Sobre o StartOut Brasil
O StartOut Brasil é um programa de apoio à inserção de startups brasileiras nos mais promissores ecossistemas de inovação do mundo. Realizado pela Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Ministério das Relações Exteriores (MRE), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), o programa já passou por Buenos Aires, Paris, Berlim, Miami, Lisboa, Santiago, Toronto, Boston e Xangai.
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