Um dos principais desafios do mercado corporativo é manter os seus colaboradores engajados e motivados. Isso porque não é mais um bom salário ou alguns benefícios que faz com que o funcionário permaneça na companhia por muito tempo. As empresas precisam proporcionar uma comunicação direta entre toda a equipe, transparência nas ações e oferecer treinamentos constantes para que eles possam aprimorar os seus conhecimentos.
Por isso, o conceito de educação corporativa tem sido muito implementado dentro das instituições. Ela consiste em uma série de ações que ajudam a desenvolver as habilidades e competências dos colaboradores com foco nas necessidades de cada um deles e os objetivos da companhia, trazendo inúmeros benefícios como aumento da produtividade, funcionários mais motivados, capacitação de novos líderes além de proporcionar mais confiança a todos da equipe.
Para atender essa demanda, existem no mercado algumas iniciativas e soluções que ajudam a implementar essa prática dentro das companhias. Confira alguns exemplos:
Qranio – Com conteúdos adaptados que se baseiam em trilhas de gamificação (elementos de jogos), espaço e repetição (microlearning), a Qranio encaixa no estilo de vida “on the go” dos colaboradores, ao criar uma competição sadia e engajamento entre eles. Para isso, a plataforma conta com a Universidade Corporativa, que consiste em treinamentos personalizados para os funcionários.
Instituto Brasileiro de Presença Digital – Nascido em meio à pandemia de Covid-19, o Instituto Brasileiro de Presença Digital tem como objetivo ajudar negócios de todos os portes e segmentos a abrirem um canal de vendas digital. Com mentorias, programas personalizados e o suporte de um time multidisciplinar, a plataforma de marketing digital já atendeu mais de três mil empresas. A empresa se baseia em três passos para ajudar os empreendedores a vender mais. São eles: atrair o público certo, com um ambiente que as pessoas tenham interesse no que você vende; criar um relacionamento, entregando conteúdos de valor que mostram como resolver um problema do cliente e oferecer uma venda personalizada, onde a empresa irá entender a necessidade de cada cliente para resolver o seu problema.
Sambatech – Eleita pela FastCompany como uma das companhias mais inovadoras da América Latina a Sambatech desenvolve soluções de tecnologia para ajudar empresas, cursos livres, preparatórios e instituições de ensino, a fazer com que o conhecimento chegue à sua audiência – alunos e funcionários – com qualidade, escalabilidade, interatividade e segurança.
Sólides – A Sólides, plataforma completa de RH com People Analytics e gestão comportamental, disponibiliza cursos pagos e gratuitos na Universidade Sólides, plataforma de ensino online para o setor de recursos humanos. A iniciativa tem o objetivo de formar e capacitar os profissionais de RH por meio de conteúdo, inovação e experiência. Com foco na gestão de pessoas, as aulas ensinam técnicas e metodologias atreladas às últimas tendências do setor, como tecnologias no processo de recrutamento e seleção e RH 4.0.
SGA TI em Nuvem – A SGA TI em Nuvem, empresa especializada em soluções de tecnologia para os desafios reais dos negócios, oferece um centro de conhecimento, inovação e tecnologia voltado para os profissionais de TI e entusiastas da área. O SGA Hub conta com cursos e e-books gratuitos que abordam temas como aplicativos, datacenter, inteligência artificial e Data Science.
InovAtiva – Visando a capacitação e conexão de startups brasileiras, o hub InovAtiva oferece anualmente ciclos de aceleração para soluções inovadoras de todo o país e cursos virtuais gratuitos destinados a empreendedores que queiram aprender ou esclarecer dúvidas sobre proposta de valor, finanças, estratégias de vendas, captação de recursos, registro de marca e/ou impacto socioambiental.