Hackathons: soluções criativas no Amazonas em meio à pandemia

Em tempos de pandemia mundial, onde sofremos com um mar de incertezas, a comunidade de startups se organiza para propor soluções para esse problema.

Medidas como editais de caráter extraordinário e eventos ao estilo hackathons surgiram nos principais países do mundo, incluindo no Brasil e, agora, na capital do Amazonas. Trata-se do Human HackFest Saúde- Pandemic

O que são hackathons?

Em países como EUA, China e Israel, hackathons são eventos comuns, já familiares e conhecidos na cultura de ecossistemas de inovação. Mas, afinal, o que é um hackathon?

Nada mais é do que um evento estilo maratona que reúne entusiastas com o objetivo de solucionar determinado problema e encontrar soluções minimamente viáveis no menor tempo possível.

Portanto, dentre os participantes estão hackers de programação, sociais, especialistas de negócios, design e quem mais se interessar pelo tema proposto. Porque essa mentalidade agregadora é o diferencial dos eventos: qualquer pessoa com ideias criativas e disposta a solucionar problemas, pode participar.

Hackathon com foco em solução para o COVID-19

Geralmente os problemas propostos nos hackathons são sugeridos pelos organizadores. Contudo, dessa vez foi diferente já que toda a população se viu diante da pandemia do Coronavírus.

Nos dias 11 e 12 de abril acontecerá o Human HackFest Saúde- Pandemic, o terceiro hackathon em Manaus, com apoio do Ministério Público do Amazonas e instituições parceiras.

O evento acontecerá de forma totalmente online e tem o propósito de encontrar soluções rápidas e inovadoras para a atual situação que a saúde pública enfrenta.

Sendo assim, o evento trabalhará em pelo menos 6 linhas de temáticas:

  • Mecanismos de apoio às ações da saúde pública;
  • Soluções de apoio à população diretamente afetada pela pandemia;
  • Instrumentos de acesso à informação, a medicamentos e a postos de atendimento;
  • Ideias estruturadas para a sociedade no enfrentamento ao COVID-19;
  • Solução de garantia e promoção da saúde pública;
  • Fortalecimento e melhorias do Sistema Único de Saúde.

Quem pode participar ?

Todos, dentre estudantes e profissionais das áreas de tecnologia, saúde, design e membros da sociedade em geral dispostos a contribuir.

As inscrições estão abertas desde o dia 27/03 e irão até dia 10/04.

Para mais informações, acesse o site do evento: http://www.amazonhackfest.com/.

Compartilhar

Últimas Notícias