O grupo norte-americano Digioptics anunciou, nesta segunda-feira (20/5), que pretende instalar uma unidade de produção de semicondutores no Polo Industrial de Manaus (PIM), com um investimento estimado de mais de US$ 100 milhões ao longo de três anos.
Essa unidade, a primeira do grupo no Brasil, será um braço sul-coreano e fará um aporte significativo de investimento na área de pesquisa, desenvolvimento e inovação. O anúncio foi feito pelo presidente do grupo, Shaw Lee durante uma visita a Suframa.
A indústria de semicondutores é fundamental para produtos acabados feitos na Zona Franca de Manaus. Basicamente, todo semicondutor usado aqui vem de países da Ásia, como China e Coreia do Sul.
Um semicondutor é todo material que, dependendo das circunstâncias — temperatura, pressão, radiação e campos magnéticos —, pode ser usado como condutor, permitindo passagem de corrente elétrica ou como isolante, impedindo que a mesma trafegue pelo produto.
Os semicondutores, portanto, se diferenciam dos condutores porque podem executar as duas funções ao mesmo tempo (condutores e isolante). Atualmente, o semicondutor mais usado no mercado é feito de silício, especialmente para a indústria eletrônica e de informática, por ser o mais abundante na natureza e o que se comporta melhor ao ser submetido a altas temperaturas.
Fonte: Real Time 1.