Afim de fortalecer a segurança na região amazônica, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante assinam nesta segunda-feira (17/6), um contrato que destina R$ 318,5 milhões do Fundo Amazônia para o Plano Amazônia: Segurança e Soberania (AMAS).
O presidente Lula estará presente na cerimônia que ocorrerá às 15h, no Palácio do Planalto.
O Plano AMAS visa fortalecer a segurança e a soberania na região amazônica, intensificando o combate ao crime organizado.
O investimento será aplicado na capacitação de profissionais de segurança federais e locais, além de reforçar ações de inteligência e fiscalização com a aquisição e o aluguel de equipamentos como helicópteros de médio porte, lanchas blindadas e viaturas.
Um dos principais objetivos do plano é estruturar e aparelhar o Centro de Cooperação Policial Internacional (CCPI-Amazônia), em Manaus, e integrar a Companhia de Operações Ambientais (COA), uma unidade da Força Nacional especializada no combate ao desmatamento.
A iniciativa também busca ampliar o intercâmbio de informações entre as forças de segurança federais, as secretarias de segurança pública dos nove estados da Amazônia Legal e representantes dos países que compõem o bioma amazônico.
Fonte: Real Time 1.