Fazendo reboots no pós pandemia – Um giro nos impactos da Covid-19 (Parte 3)

IMPACTOS DA COVID-19: IMIGRANTES DIGITAIS E METODOLOGIAS ÁGEIS AFETAM PIRÂMIDE DE MASLOW

O aumento de dependência da internet na quarentena é uma preocupação para muitos “imigrantes digitais”. Os imigrantes digitais são as pessoas nascidas antes da popularidade da internet. Entre elas, há quem não esteja adaptado ainda à tecnologia e são excluídos com frequência das estratégias de inclusão digital. Em 2018, os imigrantes digitais já eram a maioria da população brasileira, cerca de 100 milhões de pessoas. Buscas por “como fazer compras online” cresceu 198% em março no Brasil.

Para ajudar esse público, algumas marcas mostraram-se preocupadas em fazer a “tradução” ensinando como usar seus canais digitais. Vídeo tutorial de como instalar o aplicativo com foco para terceira idade. 65% afirmam estar trabalhando/estudando 100% de casa, 22% dizem estar trabalhando/estudando parcialmente de casa. Trabalhar/estudar é atividade principal para 35% dos internautas brasileiros em casa.

Dentre os internautas brasileiros que já trabalhavam e/ou estudavam mesmo com mudanças na rotina, as atividades diárias prioritárias do brasileiros entrevistados pós surto do COVID-19 são: 35% trabalhar/ estudar 21% Tarefa doméstica 11% Se informar 9% exercício em casa 7% atividade com filhos.

Alta demanda no FIES e no Crédito Estudantil

A demanda pelo FIES e Crédito Estudantil (sem FIES) é crescente e, mesmo com a desaceleração do FIES, ainda existem mais de 20 milhões de buscas por FIES e crédito estudantil por ano, +9.3% da oferta massiva por crédito estudantil foi atendida pelo governo através do FIES até a mudança da política do programa em 2014. Os 750 mil novos contratos em 2014 mostram o universo de alunos que buscavam por crédito estudantil e recorreram ao FIES, mostrando o potencial da demanda existente hoje.

Isso mostra uma tendência que poderá impactar na análise Swott e na Pirâmidade das Necessidades de Abraham Maslow e, talvez, até inversões pois será impactada de diferentes formas conforme duas principais variáveis: a nova forma de se obter renda x formato empregatício mutante, o que irá obrigar a aplicação de metodologias ágeis em todas as ações sejam elas acadêmicas ou profissionais. A renda e o novo modelo virtual de trabalho autônomo criam novas tendências.

Mudanças vindas com os impactos da Covid-19

O que mais mudou na vida pós-surto até 28/03 foi que empresas de todas as categorias passaram a comunicar mensagens uníssonas relacionadas à pandemia, utilizando valores que não fazem parte de sua missão e visão e fogem das categorias de origem, principalmente quanto à redução de riscos.

Existem três valores que são destaque, principalmente, durante a fase de choque da crise:

  • Aspiracional: pertencimento e como isso muda minha vida?
  • Emocional: reduziu a ansiedade quais são os sentimentos?
  • Funcional: reduziu riscos o que vai acontecer?

Da mesma maneira, os impactos da Covid-19 nas necessidades dos consumidores mostram que outros 4 valores começam a ser transversais a todas as categorias na onda de adaptação do consumidor de quarentena:

  • Aspiracional: prover esperança e conquistas, o futuro ainda pode ser bom.  Emocional: ajudar amenizam a dureza do contexto (e: 60 dias para pagar, prorrogar prazos)
  • Funcional:  facilitar o mundo tem de ser experimentado virtualmente simplificando nossas tarefas bancárias, torna-se urgente um olhar dos impactos da Covid-19 no interesse por produtos financeiros com crescimento do interesse do brasileiro antes e depois da pandemia.

Aceleração em serviços financeiros

A maioria das categorias de serviços financeiros apresentou grande aceleração de interesse a partir de março, com destaque para investimento, conta corrente e cartões.

Adquirentes foi a única a decrescer, graças à sua natureza de transação física um raio-x dos impactos da Covid-19 no interesse por produtos financeiros, conta corrente, cartões, investimentos, crédito PF e PJ, carteiras digitais, um boom de interesse recente puxado pela Caixa Econômica graças aos incentivos do governo gerou interesse estável, sendo Nubank e Caixa com saltos por distintos momentos e causas recordes de buscas graças aos circuit – breakers de março.

Com mudança recente de perfil de interesse pequenas empresas puxam interesse já em março; entre PF, aquecimento é mais recente, com força no emergencial e consignado.

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