Foto: Portal Você

Fábricas do Polo Industrial de Manaus batem recorde na produção de ar-condicionado

As vendas da Indústria de ar-condicionado registram alta de 88% no primeiro semestre de 2024, de acordo com levantamento produzido pela Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos, a Eletros.

O resultado expressivo, que se consolidou como o melhor desempenho histórico do segmento em um primeiro semestre, alavancou positivamente os indicadores de venda ao varejo de todo setor eletroeletrônico que, neste mesmo período, cresceu 34% em relação aos 6 primeiros meses de 2023.

A produção de ar-condicionado é sediada no Polo Industrial de Manaus e tem grande relevância. O setor representa cerca de 8% do faturamento da Zona Franca de Manaus (ZFM), gerando mais de 10 mil empregos diretos, localmente, e 35 mil postos de trabalho, quando somamos os empregos indiretos distribuídos por todas as regiões do país.

Advertisement

As indústrias do setor realizaram nos últimos 5 anos investimentos superiores a 9 bilhões de reais, na instalação e ampliação dos seus parques fabris, através da modernização das plantas de produção, assim como na capacitação de seus recursos humanos. O Brasil é o segundo maior polo produtor de ar-condicionado do mundo, ficando atrás apenas da China.

De acordo com a Eletros, o potencial de crescimento do segmento no mercado nacional e as políticas públicas de fomento à fabricação do produto têm atraído muitas multinacionais para o país e incentivado companhias de capital nacional a fabricar estes equipamentos. Apenas 17% dos lares brasileiros possuem o aparelho.

“2024 deverá ser o melhor ano da história da indústria nacional de ar-condicionado. E temos muito a crescer, já que mais de 80% dos lares brasileiros ainda não possuem condicionadores de ar instalados. Além do mercado nacional, temos grande potencial exportador, onde podemos atender nossos vizinhos das Américas do Sul e Central, afirma José Jorge do Nascimento Júnior, presidente executivo da Eletros.

 

Compartilhar

Últimas Notícias