Crédito foto : Ufam

Evento científico discute a conversão e armazenamento de energia renovável

Simpósio será realizado em Manaus e reúne pesquisadores de diferentes países

Discutir sobre energias renováveis, estabelecer parcerias entre pesquisadores e instituições internacionais, fortalecer a formação acadêmica de estudantes e contribuir para o desenvolvimento sustentável do Amazonas é o objetivo do simpósio Meeting on Materials for Energy Applications in Amazonas (MMEA-Am). O evento foi desenvolvido com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), via Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), edital n° 005/2023.
O MMEA-Am é coordenado por Yurimiler Leyet Ruiz, professor do Departamento de Engenharia de Materiais na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e líder do Laboratório de Processamento de Materiais Tecnológicos (LPMAT). O evento será realizado de 15 a 17 de abril, no Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT), localizado no bairro Planalto, Zona Centro-Oeste de Manaus.
O público-alvo é formado por profissionais de diversas áreas de estudo como engenharia de materiais, engenharia elétrica, engenharia ambiental e ciências da computação; estudantes de iniciação científica e pós-graduação, além de empresas do setor de energia.

A programação inclui palestras, apresentações e reuniões de trabalho. Dentre os assuntos a serem analisados estão o uso de materiais avançados, a nanotecnologia, tecnologias de energia renovável adaptadas ao contexto amazônico, estratégias de sustentabilidade energética e políticas públicas relacionadas ao ramo da energia.

A proposta é debater a utilização de sistemas eficientes de conversão e armazenamento de energia, como as células solares e baterias de estado sólido. De acordo com o Dr. Yurimiler, a ideia é enriquecer o debate sobre o tema no Brasil, abordando a formulação de políticas energéticas a exemplo do que acontece em países da América do Norte, Ásia e Europa, que lideram as pesquisas no setor.
“A aplicação prática dos resultados gerados pelo evento pode ter um impacto positivo na comunidade local da Amazônia, proporcionando acesso a fontes de energia limpas e renováveis, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis e contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas e a conservação ambiental na região”, exemplifica Yurimiler.

O evento também irá reunir pesquisadores de diferentes partes do mundo, promovendo a interação com a comunidade científica e a possibilidade de futuras colaborações. O pesquisador Yurimiler defende que ao expor diferentes perspectivas de mercado, os profissionais podem desenvolver projetos e publicações científicas de grande impacto. E a partir disso, iniciar também um processo de conscientização:
“O envolvimento da comunidade local, das partes interessadas e do público em geral é fundamental para garantir que as soluções propostas sejam socialmente aceitáveis, culturalmente apropriadas e economicamente viáveis. Isso inclui a promoção da educação ambiental, a sensibilização sobre a importância da conservação dos recursos naturais da Amazônia e o estímulo à participação ativa em projetos de energia limpa e sustentável”.

Informações sobre o cronograma completo do evento estão disponíveis no site: https://mmea.ipdec.org/
Agenda da Fapeam
Acesse a agenda de eventos científicos do primeiro semestre de 2024, apoiados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam: https://www.fapeam.am.gov.br/programacao-de-eventos-cientificos-e-tecnologicos-apoiados-pela-fapeam-2/

Por: Kevin Moraes / Decon Fapeam

Fonte: Kevin Moraes / Decon Fapeam

Compartilhar

Últimas Notícias