O Espro (Ensino Social Profissionalizante), associação filantrópica com 44 anos de expertise na integração e inclusão de adolescentes e jovens em vulnerabilidade social no mundo do trabalho, realiza pela primeira vez em Manaus a versão do seu curso gratuito de Formação para o Mundo do Trabalho (FMT) exclusivo para refugiados e migrantes. As aulas acontecem de 11 de setembro a 29 de novembro.
O projeto atenderá 25 adolescentes e jovens refugiados e/ou migrantes em situação de vulnerabilidade social, com idades entre 14 e 22 anos. O Espro terá o apoio do núcleo regional do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR) na mobilização dos participantes.
As aulas serão presenciais de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h. Os jovens receberão kit escolar, auxílio-transporte, lanche e uniforme. Também está prevista uma oficina de geração de renda, com foco no atendimento aos munícipes e comunidade local. Para mais informações, os interessados devem entrar em contato pelo telefone (92) 98154-0108.
A iniciativa faz parte dos compromissos do Espro enquanto membro do Fórum Empresas com Refugiados, em aliança com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR).
“De acordo com relatório mais recente da ACNUR, em 2022, existiam mais de 325 mil refugiados e migrantes venezuelanos no Brasil. Desse total, 40 mil estavam no estado do Amazonas e 15 mil em Manaus. Eles são o povo que mais realizou deslocamentos forçados na América Latina nos últimos anos. A atenção à inclusão deles e de outros povos nessa condição, deve envolver os jovens que chegam ao Brasil com suas famílias em busca de perspectivas melhores em relação àquelas de seus países de origem. Contribuir com o seu desenvolvimento profissional e no seu reconhecimento enquanto cidadãos é um desafio que estimula os nossos times de instrutores, psicólogos e assistentes sociais.”, afirma Alessandro Saade, superintendente executivo do Espro.
Conteúdos sobre trabalho e o Brasil
Os conteúdos são ministrados em português, com um instrutor bilíngue e material didático traduzido para o espanhol, para facilitar a interação com os alunos e ao mesmo tempo aproximá-los da língua portuguesa. Além das aulas relacionadas ao mundo do trabalho, são oferecidos materiais sobre a cultura brasileira, incluindo música, História do Brasil, culinária e movimentos artísticos. Também estão previstas visitas culturais por Manaus para que conheçam a história da cidade e do Brasil e sessões de confraternização, para que os jovens compartilhem experiências e sejam estimulados a criar laços com colegas.
O agravamento da crise econômica mundial gerado pela pandemia de Covid-19 acelerou movimentos migratórios na direção de países maiores com economias mais dinâmicas. Isso foi sentido também no Brasil.
O projeto FMT para Refugiados e Migrantes teve início no segundo semestre de 2022 e já passou por cidades como São Paulo e Porto Alegre.
Sobre o Espro
O Espro (Ensino Social Profissionalizante) atua na inserção de adolescentes e jovens em vulnerabilidade social no mundo do trabalho, por meio da socioaprendizagem, oferecendo uma extensa jornada gratuita, que começa nos Projetos de Formação para o Mundo do Trabalho (patrocinados ou personalizados para nossos parceiros) e segue no Programa de Aprendizagem Profissional ou no Programa de Estágio. Dessa forma, a entidade cumpre cinco dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU: trabalho decente e crescimento econômico, redução das desigualdades, educação de qualidade, saúde e bem-estar e erradicação da pobreza.
O objetivo principal do Espro é permitir aos jovens do Brasil desenvolver seus talentos para que assumam o protagonismo da construção do seu futuro e de uma sociedade mais inclusiva, bem como apoiar suas famílias e comunidades, seja por meio de projetos de capacitação ou assistência social.
Em 44 anos de existência, a entidade, que atua em âmbito nacional, encaminhou 521 mil jovens para sua primeira oportunidade de emprego e realizou 1,1 milhão de atendimentos sociais, englobando visitas domiciliares, acompanhamentos psicológicos, visitas técnicas, oficinas de geração de renda, encaminhamentos para a rede de apoio e outras iniciativas para desenvolver e melhorar a vida e o ambiente na jornada destes jovens e das comunidades onde vivem.
As empresas e parceiros do Espro têm acesso a um portfólio completo de soluções de recrutamento de jovens com a finalidade de transformar a sociedade por meio de projetos de impacto social idealizados para cada uma de suas necessidades.
O Espro tem 8 filiais e 50 núcleos regionais espalhados pelo Brasil, alcançando 992 municípios, capacitando anualmente mais de 25 mil jovens por meio dos programas e projetos. Para ampliar sua capilaridade nacional, a entidade criou a Rede de Aprendizagem Espro (RAE) que estabelece alianças com outras organizações para fazer o acolhimento dos jovens de forma colaborativa, por meio do seu Sistema de Aprendizagem (SAE).