É no período de experiência, nos tradicionais primeiros três meses de emprego, que você tem a tarefa de mostrar o seu potencial e conquistar definitivamente a sua vaga. Segundo especialistas ouvidos por A Tribuna, cinco detalhes fazem a diferença na hora de lutar pelo seu espaço.
A primeira delas é estar aberto para a rotina da empresa, além de livrar-se de vícios em trabalhos anteriores. “Serão novas pessoas, uma nova dinâmica e você é quem terá de se ajustar. Claro que poderá agregar sua experiência, mas isso será com o tempo”, explica a especialista em Recursos Humanos Viviane Toledo.
Outra dica é encarar esses 90 dias como uma oportunidade de mostrar o seu potencial. “É preciso mostrar-se interessado, mas sem ser chato ou inconveniente. É necessário achar a medida certa para se dar bem com os colegas sem parecer arrogante ou com uma postura forçada”, disse Viviane.
Pense no futuro
Depois de vivenciar seus 90 dias nessa nova empresa, pense nos próximos passos. Segundo o gerente de Recursos Humanos Eduardo Falcão, é preciso fazer planos para uma carreira próspera. “É preciso trabalhar com metas a curto, médio e longo prazo. E sempre se perguntar sobre quais são seus desejos dentro daquele emprego”.
As dicas dos especialistas
1. Esteja preparado
Antes de começar no trabalho, conheça o histórico da empresa e os produtos e serviços que ela oferece. É importante saber qual será sua posição e como atuará com as outras áreas. Faça planos para o dia a dia. Pense em como irá trabalhar, de que forma irá se vestir e se levará algum material de casa. Não esqueça de acordar com antecedência, alimentar-se direito e não se atrasar.
2. Vida que segue
Claro que você levará conhecimentos e experiências, mas deixe para trás as rotinas anteriores. Encare a nova tarefa como algo inexplorado e esteja pronto para novos aprendizados. Mantenha a mente aberta e abrace o desconhecido.
3. A primeira impressão conta
Nos primeiros dias, não se intimide quando todos estiverem te olhando. Mantenha a cabeça erguida e não deixe o nervosismo consumi-lo. Aja naturalmente, se apresentando para seus colegas e converse com eles. Mostre que tem interesse em conhecê-los.
4. Faça contatos
Comece a construir um bom relacionamento com seus colegas de trabalho. Os outros colaboradores são as pessoas que podem te ajudar com o trabalho e até mesmo no futuro.
5. Aprenda com os fracassos
Ao vivenciar momentos de fracasso, que são inevitáveis, não abaixe a cabeça. Aprenda com o tropeço e siga em frente. Permaneça concentrado e confiante de que as coisas darão certo. Não tenha vergonha de pedir conselhos e direcionamentos. Com uma nova equipe, estará aprendendo coisas novas. Essa é a sua chance de evoluir, desenvolver e ajustar suas táticas.
Fonte: A Tribuna