Nos últimos anos, o empreendedorismo no Brasil vem crescendo a passos largos, e mesmo que o cenário seja de instabilidade econômica, as novas tendências de mercado investem em empreendimentos especializados em atender as necessidades de homens, mulheres e principalmente das pessoas negras.
Se tratando de Brasil, onde 56% da população é negra, inúmeras iniciativas para fomentar o afroempreendedorismo e a indústria criativa surgem no mercado. Segundo dados coletados pela aceleradora de empresários negros – PretaHub, em parceria com a Plano CDE e o JP Morgan realizada em 2019, mostrou que o afroempreendedorismo movimenta cerca de R$1,7 trilhão de reais por ano no Brasil, aproximadamente cerca de 51% dos brasileiros que empreendem se autodeclaram pretos ou pardos.
Para celebrar o mês da Consciência Negra, conheça as iniciativas de afroempreendedores brasileiros que estão contribuindo com negócios sociais e construindo uma sociedade mais igualitária.
1 – PretaHub
A PretaHub é um Hub de criatividade, inventividade e tendências pretas. É o resultado de vinte e um anos de atividades do Instituto Feira Preta no trabalho de mapeamento, capacitação técnica e criativa, aceleradora e incubadora do empreendedorismo negro no Brasil. O Hub pensa a relação com a cultura, a economia e o empreendedorismo pretos, a partir de um olhar honesto e propositivo, entendendo seus papéis fundamentais na mudança estrutural de uma sociedade — e um mercado — que precisa absorver esta população não apenas em seus processos de consumo, mas no respeito à sua existência enquanto potência criativa e empreendedora.
2 – Feira Preta
Criada pela empreendedora Adriana Barbosa, a Feira Preta é o maior espelho vivo das tendências afro-contemporâneas do mercado e das artes da América Latina, além de ser o espaço ideal para valorizar iniciativas afro-empreendedoras de diversos segmentos.
3 – Ebony English School
Criada em 2008, a Ebony English idiomas nasceu num momento de expansão socioeconômica da população afro-brasileira bem como do Brasil num contexto macro, onde os temas sociais tinham uma dinâmica global, introduzindo desafios e oportunidades. Neste sentido, o papel da Ebony é promover o empowerment, mesclando diversidade e tecnologia a partir do ensino da língua inglesa, levando em conta a história e a cultura afro diaspórica.
4 – SILVA
Criada há 7 anos, a SILVA é uma agência criativa fundada por Clariza Rosa, Helena Gusmão, Renan Kvacek e Alan Ferreiras, com o propósito de buscar novas formas de representar o Brasil real. Criando campanhas com narrativas plurais e processos inclusivos, a agência possui um olhar sensível sobre a representação da realidade brasileira, considerando especialmente os recortes de raça e classe. E rompe estruturas sociais gerando oportunidade para diferentes grupos sub-representados como profissionais periféricos, comunidades emergentes e LGBTQIAP+. Oferecendo soluções como planejamento estratégico e criativo, metodologias ágeis, produção de conteúdo e casting, a agência é responsável pelo conteúdo do Twitter Marketing Br e tem clientes como O Boticário, Maybelline, Coca-Cola e Netflix.
5 – Maria Produtora
Lançada em 2010 e reconhecida como uma das melhores produtoras com foco em diversidade, equidade racial e de gênero, a Maria Produtora, tem a proposta de intensificar a presença de negros no mercado audiovisual na produção, execução de conteúdos para mídias digitais, cinema, televisão, redes sociais, propagandas, branded content e conteúdos para plataformas de educação. Tendo fechado parceria com as principais empresas do país: Intel, Claro, Braskem, Logitech, Nissan, Gerdau, Mover, Ambev, Suzano, Itaú, dentre outras.
6 – Conta Black
Fundada em novembro de 2017, por Sérgio All, a Conta Black – hub de serviços financeiros e de consumo, alocado em uma conta digital – nasceu com o propósito de atender desbancarizados que não têm acesso a serviços bancários. Destinada a pessoas de todas as classes, a fintech oferece um leque de serviços com foco na educação financeira de seus usuários. O negócio teve início com investimento próprio, tendo recebido investimento-anjo recentemente.
7 – NoFront – Empoderamento Financeiro
Fundada em 2018, a NoFront – Empoderamento Financeiro – é uma edutech de multitecnologias, com olhar interseccional sobre questões raciais, de gênero e classe. Já formou mais de 6 mil alunos pelo país, sendo uma parte deles por meio de bolsas 100% gratuitas. Seu modelo de negócio é fundamentado na democratização da educação financeira para a população negra e periférica. Assim, desenvolve a habilidade do aluno para administrar o próprio dinheiro, evitar crises ou geri-las da melhor forma, por meio das músicas do Rap – metodologia única de ensino. A empresa também oferece soluções 360 para as empresas, para atender as principais carências nos aspectos da diversidade e inclusão.
8- Creators LLC
Fundada em 2018, a Creators LLC é uma plataforma que, por meio de algoritmos inteligentes e curadoria especializada, realiza o match perfeito entre creators e marcas. A plataforma tem uma base com mais de dois mil criadores de conteúdo e, de acordo com a demanda, identifica um creator para ações de influência e campanhas. A diversidade também é um grande foco — no próprio formulário de briefing o cliente encontra opções para deixar seu squad diverso, com tags de perfil de creators como: pessoas pretas, mulheres, PCDs, indígenas, asiáticas, não-binárias, entre outras.