A Eve Air Mobility, empresa de aeronaves elétricas da Embraer, anunciou nesta quinta-feira (8/12) a assinatura de uma carta de intenção com a startup brasileira de mobilidade FlyBIS para o desenvolvimento de veículos elétricos de pouso e decolagem verticais (eVTOL), os chamados “carros voadores”.
O acordo prevê a compra de até 40 desses veículos pela FlyBIS. A ideia é focar nos mercados brasileiro e da América do Sul.
“A região possui muitas áreas turísticas com tráfego intenso, que serão beneficiadas pelas operações de eVTOL, o que reforça o nosso compromisso de fomentar o mercado de mobilidade aérea urbana em diferentes regiões do mundo”, afirmou o co-CEO da Eve, André Stein.
Com sede em Caxias do Sul (RS), a FlyBIS pretende expandir suas operações nos países vizinhos. A sturtup é apoiada pela Brave Aviation, cuja frota atual inclui o jato executivo Phenom 100, da Embraer.
A encomenda da FlyBIS foi incluída na atual carteira de pedidos de Eve, de até 2.770 eVTOLs.
Avião elétrico
No início da semana, a Embraer apresentou dois projetos para aeronaves comerciais com propulsão híbrida e elétrica a hidrogênio, capazes de transportar de 19 a 30 passageiros. A companhia projeta que esse modelo se torne realidade em 2030.
Segundo os estudos desenvolvidos pela Embraer, as aeronaves teriam propulsão híbrida e elétrica que poderia reduzir emissões de gás carbônico em até 90% por meio do chamado “combustível sustentável”, produzido a partir de óleos de origem orgânica ou resíduos florestais.
*Com informações do site Metrópoles