“Após a reabertura do comércio, é fundamental os empreendedores, enxergar as oportunidades, se reinventar e fazer o seu planejamento”. Explica Glauce Galucio- Especialista em Educação Financeira e Vice-Presidente da Abefin-Associação Brasileira de Educação Financeira.
Os impactos da pandemia do Covid-19, estão sendo sentidos pelas empresas brasileiras. Um dos principais reflexos é a queda no fluxo de clientes no comércio, em especial nos shopping centers. Com as recomendações de evitar aglomerações e permanecer em casa quando possível, a tendência é que o número de pessoas nas ruas e no comércio ainda diminua.
Diante da mudança de comportamento – e de outros possíveis impactos econômicos da pandemia –, pequenas e médias empresas devem rever seu planejamento e se adaptar ao atual cenário do comércio, segundo a especialista Glauce Galucio.
Veja seis dicas que podem ajudar seu negócio a se recolocar no comércio neste momento:
1. Planejamento
Planejar seu fluxo de caixa, projeção de receita e quantidade vendas, é essencial para a sua recolocação no comércio. O cenário se difere de alguns setores, afeta mais alguns setores do que outros. Empresas de turismo, por exemplo, têm enfrentado o cancelamento de pacotes ou reservas. Já segmentos como e-commerce e delivery podem observar uma alta na demanda. simulem os impactos de uma queda significativa nas vendas.
“As empresas não sabem se conseguirão vender e nem se permanecerão abertas, o que pode gerar seríssimos problemas de fluxo de caixa”, a Especialista. Para ter uma ideia do impacto, ela recomenda estimar uma queda de 30% a 50% na receita nos próximos 12 meses – embora ainda seja difícil estimar por quanto tempo o cenário vai se manter.
Um erro cometido por muitas pequenas empresas, é não ter uma relação de gastos separada entre as despesas fixas e variáveis. Na primeira categoria entram gastos como aluguel, folha de pagamento e manutenções. Já na segunda estão gastos com itens como insumos, que variam de acordo com as próprias vendas.
“Em um cenário de vendas reduzidas, os gastos variáveis caem proporcionalmente. São os gastos fixos, que independem da venda, e são os que vão pesar mais os empresários nesse cenário”. A recomendação, portanto, é dividir as despesas nas duas categorias para saber qual será o valor necessário para manter o negócio em caso de perda de receita.
2. Reduza gastos e Negocie com seus fornecedores
Este pode ser um bom momento para reavaliar e renegociar alguns gastos, como Ex: o aluguel. Está todo mundo passando pela mesma crise. Para o dono do imóvel, pode ser mais vantajoso reduzir o valor do que ficar sem o inquilino,
Se com as análises e ações anteriores o empreendedor constatar que não conseguirá pagar todas as contas, a recomendação é dialogar com fornecedores e credores com antecedência. Assim, os dois lados terão mais segurança na hora da negociação.
Verificar com fornecedores a produção dos insumos se tem condições de atender sua demanda e as formas de pagamento.
Diante do cenário, também pode ser mais fácil encontrar fornecedores com preços mais atrativos.
3. Trabalho remoto – Adotar o home office entre a equipe
Boa alternativa, além de colaborar para as medidas de prevenção, também pode ajudar a diminuir gastos como os de energia. Também vale avaliar a possibilidade de oferecer férias para parte dos funcionários, caso estejam ociosos. É importante lembrar que a comunicação eficaz, o diálogo claro é excencial, para o cumprimento das metas. É importante ressaltar as exceções do home office, como é o caso das fábricas, que podem adotar mudança de horários e de almoço dos funcionários.
4. Aproveitar os incentivos e as linhas de crédito
Acompanhar com atenção as medidas anunciadas pelo governo. por exemplo, o ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou a injeção de R$ 147,3 bilhões na economia e um pacote de medidas de apoio a empresas. Entre elas está o corte no recolhimento de impostos do Simples Nacional.
- Sebrae investirá R$ 12 bilhões nas pequenas empresas
- Marcas do setor privado anunciam medidas para ajudar a categoria
- Crédito a pequena e média empresa para pagamento de salário dos funcionários.
Empréstimos podem ser uma Boa oportunidade, desde que sejam realmente necessários e se o empreendedor terá condições de pagar as parcelas.
Com a chegada das startups financeiras e o aumento da competitividade no setor financeiro, pequenas empresas ganharam mais acesso a linhas de crédito para fins como o capital de giro. Antes de contratar um empréstimo, porém, recomenda-se avaliar bem se ele é realmente necessário – e se o empreendedor terá condições de pagar as parcelas.
“Tomar dinheiro emprestado, por menores que sejam os juros, tem um custo. E mais tarde esse valor entrará fluxo de caixa”, diz.
Ex: Se o empreendedor calcular que terá que vender R$ 10 mil a mais para cobrir o gasto, por exemplo, deve analisar o que precisará fazer! e se terá condições de fazê-lo.
lembrando que opções como o cheque especial tendem a não ser boas – mas há exceções. Ex: “Se a pessoa precisa usar um valor que não tem hoje, mas que terá amanhã, ele pode ser mais vantajoso e barato do que um empréstimo que só será quitado daqui a alguns meses”,
Ex: Se o objetivo é cobrir um gasto por mais tempo, a dica é buscar um empréstimo com taxas menores, carência maior e com a menor garantia possível – evitando, por exemplo, opções como o home equity.( empréstimo com garantia do seu imóvel)
5. Enxergue as oportunidades
Embora ‘apagar incêndios’ seja necessário, os empreendedores não devem limitar sua visão não problema. “Existe sempre o lado das oportunidades”, diz ela. Um exemplo claro é a tendência de que segmentos como e-commerce e delivery registraram-se aumento na demanda nesse período. Aumento de pagamentos digitais.
“Cada empreendedor precisa entender seu desenho de negócio, analisando por que está passando por uma crise e que oportunidades pode tirar dela.”
Oportunidade “Meu produto e serviço vai está disponível na internet p/ mundo todo”. Então explore o digital, faça mais vendas on line, receba seus pagamentos de forma digital.
6.Contribuindo para um mundo melhor
Você como empreendedor está tendo a oportunidade de participar de um marco histórico no mundo. Então entregue seu produto ou serviço, garantindo a saúde e a segurança do seu cliente, e assim você estará contribuindo com a sua cidade, seu estado e o seu país.
Você estará contribuindo para um mundo melhor e deixando um legado para as próximas gerações de empreendedores.