Visando fomentar a formação tecnológica de jovens e adultos, empresas e instituições educacionais se uniram para oferecer cursos gratuitos de ensino na área. As oportunidades também incentivam a inclusão no mercado de trabalho. O Itaú está com vagas abertas para o seu bootcamp de programação exclusivo para pessoas com deficiência, enquanto o Google oferece curso de introdução em Python para mulheres.
Confira os cursos gratuitos da semana no Canaltech, a seguir.
Rock Content e JA Rio de Janeiro
A Associação Junior Achievement Rio de Janeiro, em parceria com a Rock Content, está oferecendo bolsas integrais para a formação em Social Media e SEO, visando grupos sub-representados e/ou economicamente vulneráveis — incluindo famílias com renda mensal de até R$ 4 mil.
A parceria oferece gratuitamente dois cursos da classe premium da Rock University: o Social Media Masterclass e o SEO (Search Engine Optimization) Masterclass. Para concorrer à bolsa, é preciso acessar a página da Rock Content e preencher um cadastro. As vagas estarão disponíveis até o dia 31 de dezembro.
Itaú + Gama Academy
A Itaú Unibanco, em parceria com a Gama Academy, anuncia mais uma edição do Bootcamp Itaú Devs. Esta edição do programa de formação em tecnologia possui vagas exclusivas para pessoas com deficiência (PcD). Serão 30 oportunidades disponíveis, com a garantia de contratação no final do curso.
Os selecionados receberão treinamento em lógica de programação, Java e AWS. Eles também estarão envolvidos em projetos teóricos e práticos, com atuação em negócios do banco. O curso tem duração de nove meses e podem se inscrever pessoas de qualquer região do país que sejam maiores de 18 anos. As inscrições estão abertas até 1º de janeiro de 2023 e podem ser realizadas pelo site do Bootcamp Itaú Devs.
Fundação Estudar
A Fundação Estudar está com vagas abertas para o programa Summer Code, que visa introduzir jovens dos ensinos Fundamental e Médio na programação. A iniciativa é baseada no CC50, curso de Harvard que foi traduzido pela instituição. O treinamento traz noções básicas de programação e apresenta linguagens de C, Python, e Javascript.
O curso CC50, 100% gratuito e remoto, é disponibilizado durante todo o ano pela fundação, mas nesta edição de verão, os alunos serão divididos em grupos de 10 e terão o apoio de um monitor. As inscrições podem ser realizadas até o dia 2 de janeiro pelo site da Fundação Estudar.
Google + Facens
O Centro Universitário Facens, em parceria com o Google, está lançando um curso gratuito de introdução ao Python voltado para mulheres: o Women in Machine Learning. Apesar de ter foco principal no público feminino, a plataforma é aberta a todos. A iniciativa é fomentada pelo Google for Education, programa de educação da big tech.
A Faces também realizará uma campanha com escolas da região de Sorocaba, visando incentivar alunas do ensino médio a terem contato com o universo da tecnologia. O curso é dividido em oito videoaulas e já está disponível na plataforma Facens Play.
Criando Juntos!
A plataforma De Criança Para Criança (DCPC) anuncia uma nova rodada do curso online “Animação 2D Criando Juntos!”. Gratuito, o curso está disponível para pessoas a partir de 17 anos. Após a conclusão, os recém-formados terão a chance de colaborar com as produções da plataforma e obter renda extra.
Durante as aulas, os estudantes aprenderão todas as etapas do processo de criação e produção de um desenho animado, incluindo tratamento e recorte de imagens, organização de arquivos e os softwares da Adobe, como Photoshop, After Effects e Audition. O aluno precisa ter os programas instalados em sua própria máquina. O acesso ao curso é vitalício e os interessados podem se inscrever pela plataforma DCPC.
Naves de Conhecimento
A Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT) do Rio de Janeiro, em parceria com a Naves do Conhecimento, está oferecendo 3 mil vagas para diversos cursos e oficinas nas áreas de tecnologia durante o mês de janeiro. Dentre os temas disponibilizados, estão:
- Marketing Digital;
- Cursos de Excel para iniciantes, para o dia a dia e para o ambiente empresarial;
- Lógica da Programação em Python;
- Informática Básica Sênior;
- Digitação em Prática;
- Introdução a Robótica com Arduíno para Crianças;
- Mercado de Trabalho e Tecnologia: Contabilidade;
- Conhecendo o NFT;
- Robótica Sustentável;
- Edição de Áudio;
- Code Club (Scratch), dentre outros.
As atividades serão realizadas no formato presencial e visam preparar jovens e adultos para o mercado de trabalho. Os interessados podem ter acesso ao cronograma completo das atividades e fazer a inscrição pelo site do projeto Naves de Conhecimento.
Serpro + Raleduc
O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), em parceria com a empresa Raleduc, está oferecendo um curso para ensinar boas práticas no uso do celular. O material foi inicialmente desenvolvido para pessoas alfabetizadas com mais de 60 anos, mas pode ser acessado por qualquer pessoa que tenha interesse em usar melhor os recursos disponíveis em seus dispositivos móveis.
Segundo a instituição, ao fim do curso, espera-se que a pessoa seja capaz de:
- Compreender o conceito de etiqueta digital, quando e onde aplicá-la;
- Entender para que servem e como funcionam as ferramentas de busca, e-mail, armazenamento e conferência online;
- Conhecer os principais aplicativos de mobilidade e saber como criar e gerenciar contas em cada um deles;
- Conhecer as principais redes sociais, assim como criar e gerenciar contas em cada uma delas;
- Identificar as propagandas/anúncios e os possíveis golpes nas redes sociais;
- Conhecer e acessar os serviços públicos gratuitos, cada vez mais digitais;
- Conhecer e acessar serviços bancários online com segurança;
- Entender o que são fake news e como identificá-las;
- Entender os conceitos de privacidade e proteção de dados;
- Entender o que é biometria e identificação facial;
- Criar assinatura digital e senhas seguras.
Para ter acesso ao curso, basta entrar no canal do Sepro no YouTube ou na plataforma Serpro Educa, onde os estudantes podem acompanhar o curso, fazer testes de aprendizado e obter certificações de participação.
CapacitaCoop
A plataforma de ensino à distância CapacitaCoop faz parte do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Rio de Janeiro (Sescoop/RJ) e visa promover a autogestão e difundir a cultura cooperativista. A iniciativa está oferecendo 103 cursos gratuitos neste período de férias para quem quiser aprimorar suas qualificações profissionais.
Dentre os cursos disponíveis, estão: Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD); Inteligência Emocional; Negociação e Processos Decisórios; Comunicação Assertiva; Comunicação e Pensamento Crítico; Design de Carreira; Gestão de Finanças Pessoais; e Gestão de Riscos.
Os interessados podem se inscrever e obter mais informações pela Plataforma Capacitacoop.
*Com informações do site Terra/Canaltech