Realidade do mercado de trabalho é tema focal
No dia 14 de agosto, a jornalista, historiadora, articulista e colunista do Jornal do Commercio falou para mais de 180 jovens aprendizes do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e alunos da Faculdade Estácio. O tema central foi apresentar um panorama das transformações no mundo do trabalho.
Revolução 4.0
De acordo com a jornalista, a 4ª Revolução Industrial que se inicia no País e já toma vulto pelo mundo afora, está modificando todas as profissões. “Tudo o que conhecemos sobre trabalho irá sofrer impacto nos próximos 5 ou dez anos. É uma transformação sem volta”, comenta Cristina.
Carreira e competitividade em risco
Para a colunista, o jovem não está a par dos acontecimentos e transformações que estão ocorrendo e isso pode resultar em desastre tanto para a carreira individual quanto para a competitividade do Brasil e que, portanto, é preciso aproximar o jovem da realidade. “A palestra é uma estratégia para aproximar o jovem dos acontecimentos. Assim, ele pode se preparar, refletir sobre o seu futuro e analisar as possibilidades para desenvolver uma carreira, manter a empregabilidade ou ser um empreendedor”, esclarece.
Com o tema “Do Currículo às novas Competências”, a palestra foi um sucesso, pois permitiu que todos os presentes entendessem o panorama do desemprego, das novas competências, da importância da qualificação e das próximas mudanças no mercado de trabalho. “Esses jovens, em poucos anos, irão assumir o comando de empresas, vão abrir negócios e precisam começar agora a pensar essa nova realidade”, diz.
Organização
A palestra foi organizada pelo CIEE e Faculdade Estácio, e fez parte do I Ciclo de Palestras sobre Mercado de Trabalho, ocorrido do dia 13 a 17 de agosto, no Polo de Capacitação do CIEE, localizado na Faculdade Estácio, na Avenida Constantino Nery.