A Ypê, fabricante de produtos de higiene e limpeza, inaugurou o seu novo Centro de Distribuição. Com veículos autoguiados com sensores, robôs que montam paletes usando camadas de diferentes SKUs, sistemas de comando de voz e novos e inteligentes transelevadores, o projeto, nomeado como CD 4.0, pode ser considerado como um dos mais tecnológicos da América Latina.
Localizado em sua matriz, na cidade de Amparo (SP), o projeto faz parte da estratégia de crescimento da empresa por meio da expansão da capacidade de armazenamento e distribuição dos produtos Ypê por todo País.
“O projeto CD 4.0 é fundamental para a nossa estratégia de sermos reconhecidos como referência em qualidade no atendimento ao cliente e de mantermos a competitividade no mercado em meio à revolução 4.0”, explica Eduardo Beira, diretor de Engenharia e Manutenção da Ypê.
A iniciativa foi realizada em parceria com a E80 Group, empresa italiana referência global em armazéns tecnológicos.
Otimização de processos
Com o objetivo de otimizar todos os processos da cadeia de produção e distribuição da Ypê, o CD 4.0 se utiliza de LGVs, veículos autopsiados que operam 24 horas por dias movimentando cargas dentro do espaço.
O CD 4.0 da Ypê também conta com tecnologia “Voice Picking”, que possibilita que o sistema guie os colaboradores nas ruas de coleta para montagem do palete por comando de voz, evitando fluxos ineficientes.
Com mezanino para controle do case picking por voz, novas ferramentas de manutenção, iluminação automática em LED e sinalização de segurança com certificação NR-26, o espaço visa capacitar e aculturar os colaboradores quanto as sinalizações e cores que devem ser usadas nos locais de trabalho para prevenção de acidentes.
Todas as decisões de movimentações são tomadas pelo sistema de maneira independente e autônoma, garantindo eficiência e sinergia na operação. Ao longo do projeto do novo CD da Ypê, todos os colaboradores envolvidos foram desenvolvidos profissionalmente e capacitados para atuarem em sinergia com as tecnologias implementadas.
*Com informações do site Mercado e Consumo