(Foto: Divulgação)

Com apoio da Boeing, startup revela Drone para passageiros sem piloto

A Wisk Aero, uma startup de táxis aéreos, apresentou sua sexta geração de aeronaves, um veículo elétrico com quatro lugares que pode voar sem a necessidade de um piloto humano. Essa inovação é apoiada pela gigante aeroespacial Boeing e busca obter aprovação da Administração Federal de Aviação (FAA) para oferecer um serviço comercial de táxi aéreo autônomo.

Drone para passageiros

Wisk, formada em 2019 como uma parceria entre a Boeing e a Kitty Hawk, empresa de táxi voador financiada pelo cofundador do Google, Larry Page, está empenhada em se tornar a primeira empresa de mobilidade aérea avançada a receber a autorização da FAA para realizar testes com passageiros. A aeronave da Wisk é considerada a primeira candidata a receber a certificação de tipo para decolagem e pouso vertical elétrico (eVTOL).

A segurança é uma prioridade na concepção da aeronave de sexta geração da Wisk, que foi projetada para atender e superar rigorosos padrões de segurança comercial, tornando-a uma das mais seguras do setor de aviação. Segundo o CEO da Wiski Aero, Gary Gysin, em 2010, a startup se propôs a encontrar uma maneira de evitar o tráfego, chegar mais rápido ao destino e fazer isso de maneira responsável com o planeta. Essa inspiração evoluiu para uma missão de entregar voos seguros e diários para todos.

“Ao longo dos últimos 12 anos, buscamos essa missão através do desenvolvimento de táxis aéreos autônomos totalmente elétricos de decolagem e pouso vertical, conduzindo mais de 1600 voos de teste em escala total com a maior frota da indústria. Esse processo de desenvolvimento é incrivelmente difícil, pois primeiro você precisa testar a ideia de decolagem vertical de uma aeronave de asa fixa e, em seguida, pousá-la verticalmente como um helicóptero, algo que nunca foi feito comercialmente antes. Somos pioneiros nessa tecnologia, projetando diferentes aeronaves e testando-as para ver se funciona e, em seguida, adaptando, modificando e fazendo mudanças no design, se necessário. Também somos muito afortunados por chamar a atenção de líderes da aviação, sendo uma honra ter a Boeing e a Kitty Hawk como investidores e parceiros estratégicos. Enquanto os últimos 12 anos nos trouxeram até este momento, hoje é sobre a nossa aeronave de sexta geração.“, explica Gary.

Inovação e alta tecnologia

Além disso, a aeronave Generation 6 da Wisk apresenta seis rotores frontais e seis traseiros, com lâminas que podem se inclinar horizontalmente ou verticalmente, garantindo maior versatilidade e desempenho. A velocidade de cruzeiro da aeronave é de 120 nós, com um alcance de 90 milhas (140 quilômetros) e capacidade de voar a uma altitude entre 2.500 e 4.000 pés acima do solo.

A ambição da Wisk é proporcionar, no futuro, um serviço de táxi aéreo interurbano, que poderá ser solicitado por meio de um aplicativo, de forma semelhante ao Uber ou Lyft. O diferencial está na autonomia do veículo, que não contará com um piloto a bordo, sendo principalmente conduzido por um sistema de piloto automático, com supervisão remota de um piloto humano. Decolagens e pousos ocorrerão em “vertiportos“, localizados nos topos de edifícios.

Essa inovação representa um passo importante para o avanço da mobilidade aérea e a Wisk Aero está confiante de que a parceria com a Boeing e a aprovação da FAA permitirão que seu táxi aéreo autônomo revolucione o transporte de passageiros em um futuro próximo.

Enquanto as expectativas são altas para a concretização desse avanço tecnológico, é importante lembrar que o processo de certificação da FAA é rigoroso e pode levar tempo. Porém, com o empenho e a dedicação das empresas envolvidas, a visão de um futuro com táxis aéreos autônomos pode se tornar uma realidade, proporcionando maior eficiência, segurança e sustentabilidade no transporte aéreo de passageiros. A aviação do futuro está prestes a alçar voo!

*Com informações do site Agronews

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