A empresa de tecnologia Cisco anunciou na quarta-feira (14) que planeja demitir 5% de sua força de trabalho global, totalizando milhares de funcionários, como parte de uma reestruturação em toda a empresa.
A Cisco se junta a uma longa lista de empresas de tecnologia que anunciaram cortes de força de trabalho nos últimos meses.
A fabricante de hardware e software de rede disse na quarta-feira que planeja mudar seu foco para “áreas prioritárias chave”, como inteligência artificial.
“Continuamos a alinhar nossos investimentos com oportunidades futuras de crescimento”, disse o CEO da Cisco, Chuck Robbins, no comunicado de resultados do segundo trimestre da empresa.
“Nossa inovação está no centro de um ecossistema cada vez mais conectado e desempenhará um papel fundamental à medida que nossos clientes adotam a IA e protegem suas organizações.”
A Cisco emprega cerca de 85 mil pessoas, de acordo com o relatório anual mais recente da empresa, o que significa que mais de 4 mil trabalhadores serão provavelmente afetados por demissões.
A Cisco indicou que as demissões começariam este ano e continuariam no próximo, dizendo que indenizações e outros benefícios de rescisão para funcionários custariam à empresa um total de quase US$ 800 milhões.
A companhia, enfrentando a queda nas receitas, voltou seu foco para a crescente indústria de IA. No ano passado, a Cisco anunciou que iria adquirir a empresa de machine learning e segurança cibernética Splunk em um negócio avaliado em US$ 28 bilhões.
“A combinação desses dois líderes inovadores os torna bem posicionados para liderar em segurança e observabilidade na era da IA”, disse a Cisco em um comunicado à imprensa em setembro anunciando o acordo.
Na quarta-feira, a Cisco também anunciou que sua receita caiu 6% ano a ano no segundo trimestre fiscal e seu lucro por ação caiu 3% no mesmo período.
Os cortes de empregos da Cisco ocorrem em meio a uma série de demissões na indústria de tecnologia, mesmo quando essas empresas investem bilhões de dólares em IA.
Google, Amazon, PayPal e Duolingo anunciaram demissões recentemente. Ao todo, mais de 34.000 funcionários de tecnologia foram demitidos desde o início de 2024, de acordo com dados compilados pela Layoffs.fyi.
Fonte: CNN Brasil.