De 8 a 11 de maio, Belém será palco do aguardado Chocolat Amazônia, evento que, neste ano, acontece pela primeira vez no primeiro semestre. Realizado simultaneamente ao Flor Pará 2025, o festival será uma celebração ao cacau e ao chocolate, com uma programação especial para os amantes da gastronomia e da cultura amazônica. O evento é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e recebe o apoio financeiro do Fundo de Apoio à Cacauicultura do Pará (Funcacau).
O Hangar Centro de Convenções da Amazônia será o ponto de encontro de mais de 100 mil visitantes que terão a oportunidade de explorar o que há de melhor na produção de cacau, especialmente os derivados cultivados em Sistemas Agroflorestais, conhecidos por sua sustentabilidade. “O festival será uma excelente chance de o público não apenas conhecer a variedade do cacau, mas também adquirir presentes para o Dia das Mães, com opções de chocolates e flores, tornando o evento ainda mais especial”, afirma Ivaldo Santana, coordenador do Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Cacau (Procacau).
Embora a realização do festival tenha sido antecipada devido aos preparativos do Hangar para a COP30, Santana acredita que a importância do evento garantirá um grande público. Comemorando sua 10ª edição, o Chocolat Amazônia traz como destaque a sustentabilidade, tema alinhado com as discussões da COP30. “O Pará não desmata para plantar cacau, e a legislação local permite que o cultivo da fruta seja utilizado para a recuperação de áreas degradadas”, explica.
Além das atrações gastronômicas, como a venda de chocolates artesanais e derivados do cacau, o evento contará com uma ampla programação cultural e educativa. O público poderá participar de workshops, palestras sobre sustentabilidade e inovação, além de cursos de arranjos florais e produções ao vivo de esculturas de chocolate. Para as famílias, o festival também terá um espaço kids, garantindo diversão para todas as idades.
A variedade de amêndoas de cacau do Pará será uma das grandes atrações, com destaque para as melhores origens da região. A produção de flores e plantas ornamentais, que também estarão à venda, promete agradar aos visitantes que buscam opções diferenciadas para o Dia das Mães.
O Chocolat Amazônia, que será realizado entre os dias 8 e 11 de maio, no Hangar, é uma verdadeira imersão na cultura do cacau e do chocolate, com uma programação vibrante e rica em sabor, sustentabilidade e aprendizado.
Fonte: Belém.