Foto: cgtn

China lança seu primeiro robô humanoide elétrico

A China apresentou ao mundo, o robô humanoide elétrico Tiangong. De acordo com a empresa, o modelo é o primeiro do mundo em tamanho real que funciona apenas com eletricidade. O robô é um projeto do Centro de Inovação de Robôs Humanoides de Pequim, na China.

O Tiangong é um robô de tamanho humano, com 1,63 m e apenas 43 kg. O robô humanoide possui Wi-Fi, braços e pernas com articulações e unidades avançadas de medição inercial. As articualações dos braços apresentam três eixos e as das pernas seis, simulando os movimentos humanos.

Robô humanoide Tiagong simula caminhada hunana e pode subir e descer escadas com precisão. China planeja utilizar o robô em diversas situações, desde contruções em obras e até mesmo no setor doméstico

Por enquanto, o robô humanoide não possui mãos semelhante aos humanos. De qualquer forma, ele é capaz de subir encostas, escadas, com ajuste de marcha automático e também consegue correr em velocidade constante de 6 km/h.

Robô humanoide da China deve bater de frente com soluções da Boston Dynamics

De acordo com a apresentação, o robô humanoide da China é capaz de realizar 550 trilhões de operações por segundo. O objetivo é utilizar o protótipo em fábricas de construção, como assistente doméstico e também em setores de atendimento.

Boston Dynamics oferece soluções similares com seus robôs e, pelo visto, vai ganhar um novo competidor. O segmento de robótico está crescendo nos últimos anos, principalmente após a chegada da inteligência artificial. Rumores indicam que a Apple também investe em robôs.

Curiosamente, até mesmo o famoso DJ Alok tem um cão-robô como parte da família. Pelo menos o cão do Aloj não é um thermonator que possui lança-chamas está à venda nos Estados Unidos.

Enquanto é interessante ver o robô humanoide, também existem muitas discussões sobre os potenciais riscos da tecnologia. Equipar sistemas autônomos altamente eficientes com armas, pode ser a receita para uma grande tragédia.

Fonte: Mundo Conectado.

Compartilhar

Últimas Notícias