Lançada em novembro, o ChatGPT, que promete responder perguntas sobre os mais variados assuntos e virou febre na internet, apresenta respostas erradas quando o assunto é política brasileira. Segundo o robô virtual, por exemplo, quem venceu as eleições presidenciais do Brasil em 2022 foi Jair Bolsonaro. Ao ser questionado quem é o atual presidente do país, a resposta é a mesma.
Para o ChatGPT, que é considerado a última fronteira da inteligência artificial, Luiz Inácio Lula da Silva é membro do PT, considerado um dos políticos mais influentes e populares da história recente do Brasil e que presidiu o país entre janeiro de 2003 e janeiro de 2011.
A possibilidade de informações erradas é prevista pela plataforma. Assim que o usuário se loga, a OpenAI avisa que o sistema pode gerar informação incorreta e também produzir conteúdo preconceituoso ou ofensivo.
O robô virtual também informa outra limitação do sistema, que é gratuito. Os seus conhecimentos são baseados em dados colocados na internet até 2021. Os criadores da ferramenta aconselham o usuário a checar se as respostas dadas são corretas ou não com outras fontes.
Porém, há algumas inconsistências quanto ao período dos dados coletados pela ferramenta. Ao ser perguntado quem é Hamilton Mourão, uma das respostas dada pelo ChatGPT já consta que o atual senador da República foi vice-presidente na gestão de Jair Bolsonaro, no período de janeiro de 2019 a janeiro de 2023.
Sobre os ataques golpistas no dia 8 de janeiro de 2023, a ferramenta afirma não ter dados suficientes para responder, pois sua base de coletas se limita até 2021.
*Com informações do site Yahoo