O Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023 publicou um consolidado de furtos e roubos de celulares em todos os estados brasileiros entre 2021 e 2022. O resultado é de mais de um milhão e oitocentos mil dispositivos saqueados.
O total exato é de 1.852.214 unidades desviadas entre 2021 e 2022. O que significa:
77.175 celulares por mês;
2.537 celulares por dia;
105 celulares por hora;
2 celulares por minuto.
O aumento deste tipo de crime, inclusive, incentivou a criação de um aplicativo próprio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o “Celular Seguro”, que visa combater o roubo e o furto de aparelhos no Brasil.
De acordo com o governo brasileiro, o Programa Celular Seguro recebeu 30 mil alertas de bloqueios de celulares por perda, roubo ou furto desde dezembro de 2023. E, até março de 2024, mais de 1,7 milhão de usuários cadastraram 1,3 milhão de celulares no aplicativo.
Confira 5 maneiras de manter seus dados protegidos:
Backups
Mantenha suas fotos, mensagens, aplicativos e outros dados importantes salvos em aplicativos de nuvem ou em outras ferramentas de segurança que possam ser acessadas de outros dispositivos.
IMEI
O IMEI é o registro universal do seu aparelho, funciona como uma espécie de “digital”. Assim, o celular pode ser encontrado de qualquer lugar do mundo pelas autoridades locais. Por isso, mantenha seu IMEI gravado em um local seguro.
Senhas
Quando um aplicativo pede uma “senha forte”, ele está tentando te ajudar. Escolha senhas fortes e ative a autenticação de dois fatores para evitar que criminosos acessem com facilidade seus dados importantes.
Operadoras
Bloquear o chip do seu celular imediatamente após o furto também é muito importante para prevenir possíveis golpes. Para isso, tenha o contato de sua operadora em mãos.
Softwares e aplicativos
As atualizações de software precisam estar em dia para que recursos de segurança fiquem disponíveis, como é o caso da ferramenta de “Proteção de Dispositivo Roubado”, oferecida pela Apple no iOS 17.3. Aplicativos como o do governo federal também são bem-vindos para garantir reforços.
No entanto, este não é um problema exclusivo do Brasil. A Apple, por exemplo, lançou no início de 2024 a função “Proteção de Dispositivo Roubado”, que também tem o objetivo de inibir o número de assaltos contra usuários do iPhone no mundo todo.
Enquanto o app brasileiro bloqueia completamente o aparelho e entra em contato com instituições conveniadas, como bancos, para avisar sobre a ocorrência, a funcionalidade da Apple restringe o acesso às informações mais importantes do aparelho, por exemplo senhas, métodos de pagamento e alteração de configurações.
Fonte: Forbes.